A-A+

Letícia Birkheuer apresenta a comédia 'Mercado Amoroso' no Recife

Em curta temporada no Teatro RioMar, nesta sexta-feira e no sábado, espetáculo 'Mercado Amoroso' traz Letícia Birkheuer, Karen Junqueira e Germana Guilhermme no elenco

"Mercado Amoroso" faz duas sessões no Teatro RioMar"Mercado Amoroso" faz duas sessões no Teatro RioMar - Foto: Dan Coelho/Divulgação

Após estreia no Rio de Janeiro e passagem por Brasília, o espetáculo "Mercado Amoroso" chega ao Recife para duas apresentações no Teatro RioMar, nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), às 21h. A atriz gaúcha Letícia Birkheuer - que atualmente pode ser vista na reprise da novela "Belíssima", da TV Globo - é produtora e uma das protagonistas da peça, ao lado das colegas Karen Junqueira e Germana Guilhermme.

De maneira cômica, a montagem aborda os relacionamentos amorosos nos tempos de hoje. O fio condutor da trama é o reencontro das amigas Ana Flávia (Letícia), Tininha (Karen) e Jaciara (Germana), que compartilham suas desilusões no campo sentimental e outras frustrações pessoais. O ator Gil Hernadez interpreta os homens que já passaram pelas vidas das três. Já a direção fica por conta de Ernesto Piccolo. Com dramaturgia assinada por Megg Santos e Felipe Petrucelli, a comédia nasceu de uma ideia de Birkheuer.

"Queria fazer uma peça que falasse sobre o universo feminino. Conheci a Megg Santos na época da novela 'Império' (2014). Ela era colaboradora do Aguinaldo Silva. Resolvi convidá-la para escrever um texto teatral, que eu fui analisando e ajudando até ficar pronto", conta a artista. Uma das solicitações que Letícia fez à autora foi que o enredo tivesse três personagens femininas como protagonistas, já pensando nas atrizes com as quais gostaria de contracenar.

Leia também:
'Em nome do desejo', último espetáculo dirigido por Antonio Cadengue, estreia temporada
Chico César encerra o projeto Palco Brasil com show na Caixa Cultural
'O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos' retorna ao Santa Isabel


"Eu tinha vontade de fazer um espetáculo que fosse bacana para a gente trabalhar juntas. Essa coisa de viajar para fazer turnê é complicada. Então, tem que ser com gente que você gosta. Por isso, chamei duas amigas que eu achei que tinham a ver com o projeto", explica.

A personagem que Birkheuer vive no palco é dona da empresa que dá nome à peça: um aplicativo de paquera virtual. "Eu pedi para incluir isso do aplicativo no texto, porque é um tema que está em alta. As pessoas estão se relacionando muito através da internet. Se arriscando até. Hoje em dia, você consegue marcar um encontro com uma pessoa que nunca viu na sua vida e conhecer outra que vive no outro lado do mundo", diz.

Para dar veracidade ao papel, a artista até se cadastrou num desses aplicativos. "Minha amigas falaram para não fazer, por ser uma figura pública. Mas precisava disso para poder entender a personagem. Acabou sendo muito engraçado, porque as pessoas achavam que era um perfil fake e falavam coisas do tipo: 'para de querer se passar por essa atriz!'. Outros diziam para mandar uma foto e provar quem eu era", diverte-se.

Além de falar sobre relações amorosas, a peça toca em outros temas que dizem respeito ao papel da mulher na sociedade, como aborto, produção independe e divórcio. "Acho que muitas mulheres vão se identificar. São questões muito atuais, que trazem uma reflexão do espectador. A gente não diz o que é certo ou errado, apenas queremos expor para que as pessoas cheguem em casa e pensem sobre esses assuntos", garante. Após o Recife, a montagem segue em turnê para São Paulo e Porto Alegre.

   Novos projetos

Longe da televisão desde que fez "Malhação: seu lugar no mundo", em 2016, Letícia ainda não tem previsão de quando deve voltar à telinha. No cinema e no teatro, no entanto, não faltam projetos. Ela gravou participações em dois filmes que ainda vão estrear: "Coração de leão", com Leandro Hassum, e "Solteira quase surtando", dirigido por Caco Souza. No teatro, após o encerramento da turnê de "Mercado Amoroso", ela retoma "Senhora dos Afogados", peça de Nelson Rodrigues com direção de Jorge Farjalla. Na montagem, ela interpreta Paulo, um personagem masculino.

Serviço

Espetáculo "Mercado Amoroso"
Nesta sexta-feita (7) e no sábado (8), às 21h
No Teatro RioMar (av. República do Líbano, 251, Pina / 4º piso - RioMar Shopping)
R$ 100 (plateia baixa) e R$ 75 (plateia alta)
Informações: (81) 4003-1212

 

Veja também

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália
Leilão

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália