Literatura como remédio para as aflições no canal Fresta

Cida Pedrosa se dedica ao seu canal Fresta, no Youtube, produzindo conteúdo de poesia, literatura e contação

O canal Fresta é um afago para quem aprecia a literatura, mais especificamente femininaO canal Fresta é um afago para quem aprecia a literatura, mais especificamente feminina - Foto: Divulgação

Há quase três meses vigora o isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto, a sociedade segue fomentando a cultura com ajuda tecnológica. Ainda distante de teatros, cinemas, encontros literários ou até mesmo shows musicais, a internet se torna melhor amiga ao longo dos dias difíceis. É dessa forma que a poetisa e escritora pernambucana Cida Pedrosa resgata seu antigo canal literário no Youtube, intitulado de Fresta.

Leia também:
Amor e urbanidade contemporâneos: a literatura pernambucana durante a pandemia
Iacov Hillel, iluminador e diretor de óperas, morre aos 71 anos


Em um bate papo com a Folha de Pernambuco, a militante literária afirma que o canal Fresta ganhou força maior a partir do período de isolamento social. “O canal teve uma retomada enorme na pandemia. Estou em casa o tempo inteiro. Estamos tendo um tempo maior de pensar no projeto. A gente quis distribuir o que a gente sabe fazer para ajudar as pessoas. E o que gente sabe fazer é arte. Queríamos colaborar com isso”, contou Cida.

O canal Fresta é um afago para quem aprecia a literatura, mais especificamente feminina. Nele, são disponibilizados um panorama da literatura de mulher, debates sobre obras do acervo literário de Cida, além de contação de histórias de obras da pernambucana e de outros autores. No mês de maio, o canal disponibilizou uma playlist "Literatura e política", dois assuntos que, para a poetisa, andam juntas.

Apesar do momento difícil, Cida Pedrosa visualiza a arte como uma grande companheira. “Eu acho super importante a arte para este momento. Um momento de pandemia e problemas políticos, econômicos, sociais e de saúde. A arte, ela aconchega, ela consola e libertar, além de instigar a gente pensar”, pontuou. A programação do canal Fresta conta com um vídeo novo semanalmente.

Veja também

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal
Polêmica

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal