Olinda

Livro de Germana Accioly e nova exposição de Dani Acioli em cartaz na Casa Estação da Luz

Evento acontece no dia 4 de dezembro, a partir das 16h, com debate sobre o processo criativo do livro e da exposição, mediado por Bruno Albertim

A jornalista Germana Accioly e a artista plástica Dani Accioly apresentam seus novos trabalhos na Casa Estação da Luz, em OlindaA jornalista Germana Accioly e a artista plástica Dani Accioly apresentam seus novos trabalhos na Casa Estação da Luz, em Olinda - Foto: Divulgação

O primeiro livro da escritora e jornalista Germana Accioly,  "Não é sobre você", será lançado na Casa Estação da Luz, em Olinda, no próximo sábado (4), às 16h. Participam da conversa, além da autora, a artista plástica Dani Acioli, responsável por todas as ilustrações da obra e que também estará expondo a sua nova série intitulada "Mulheres na Gaveta".

A primeira tiragem do livro foi patrocinada por um financiamento coletivo, realizado no mês de agosto deste ano. Com o valor arrecadado foi possível a viabilização da edição de outros dois livros de autoras mulheres selecionadas pela editora Mirada, além da publicação dos livros e kits promocionais da autora. O livro está disponível em formato físico (R$ 40,00) e em e-book (R$ 24,99), com vendas no site da editora Mirada.  

O projeto do livro foi gestado por Germana ao longo das últimas duas décadas, com textos acumulados ao longo dos anos em diferentes plataformas digitais, revistas e em cadernos pessoais. São relatos de experiências biográficas, misturadas com ficções que tratam de dilemas do cotidiano. Ao revisitar histórias que poderiam acontecer com qualquer pessoa, Germana cria uma identificação imediata com os leitores.

“Eu escrevo o que sinto. São imagens que vão se formando mentalmente, a partir de histórias que ouço ou que vivo. O pano de fundo dos meus escritos são os sentimentos, os dilemas, os desejos. Mas também me chama muita atenção a cidade e como as pessoas se colocam nela, como se organizam, como criam os laços afetivos”, afirma a autora. 

Nessa primeira empreitada literária, Germana se cercou de uma equipe inteiramente formada por mulheres para ajudá-la a materializar o seu sonho. As ilustrações são assinadas pela artista plástica Dani Acioli; as fotos de divulgação são assinadas pela fotógrafa Giovanna Provazzi; os vídeos são produzidos por Mayara Santana; a revisão crítica é da jornalista Juliana Romão; a produção executiva é coordenada por Tereza Vasconcelos e a edição é da equipe da editora Mirada, sob o comando de Taciana Oliveira.

“Trabalhar com uma equipe inteiramente composta por mulheres foi uma definição estruturante desse projeto. Compreendo na força da junção dessas diferentes vivências a força motriz para fazer desse trabalho tão potente”, afirma Germana. 

Mulheres na Gaveta
A artista plástica Dani Acioli apresenta a exposição Mulheres na Gaveta também no dia 04 de dezembro. A pequena exposição retrata mulheres pintadas em gavetas, e foi pensada para acompanhar as mulheres ilustradas e contadas no livro Não é Sobre Você. ‘’A pulsão da morte. A pulsão do gozo. O recalque. A castração. Para permitir abrir, a gente usa de toda a natureza que pode. Mulheres na Gaveta ou das gavetas para outros lugares (a se pensar e perguntar?). Uma exposição pequena. Feita de um intervalo. De tempo, e caos; e de imprevistos do quanto que a vida implica em se fazer’’, ressalta Dani.

No dia do evento, um kit com reproduções de todas as ilustrações do livro Não é Sobre Você e as Mulheres na Gaveta estarão disponíveis para venda em uma tiragem especial e limitada. O kit com todas as ilustrações (6 unidades) em embalagem especial custa 400 reais e as Mulheres Na Gaveta com preço sob consulta.

Serviço:

Lançamento do livro Não é sobre você, de Germana Accioly e Exposição Mulheres na Gaveta da artista Dani Acioli.

Data: 4 de dezembro
Horário: 16h
Local: Casa Estação da Luz
R. Prudente de Morais, 313 - Carmo, Olinda

Veja também

Eric Clapton volta a repercutir, ao sugerir 'hipnose de massa' em quem foi vacinado contra Covid-19Pandemia

Eric Clapton volta a repercutir, ao sugerir 'hipnose de massa' em quem foi vacinado contra Covid-19

Ponta de Pedras, em Goiana, recebe Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco Arte

Ponta de Pedras, em Goiana, recebe Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco