Literatura

Livro de professoras de design da UFPE é finalista do Prêmio Jabuti 2021

Lançada pela editora Blucher, a obra, que aborda trabalhos de pesquisas em design da informação, foi selecionada para a categoria Economia Criativa da premiação

Livro "[in]formar novos sentidos", de docentes da UFPE foi indicado ao Prêmio jabutiLivro "[in]formar novos sentidos", de docentes da UFPE foi indicado ao Prêmio jabuti - Foto: Divulgação

O livro "[in]formar novos sentidos", das professoras Kátia Medeiros de Araújo e Virginia Pereira Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos finalistas do Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do País. De acesso livre, a obra foi publicada pela editora Blucher.

Selecionado para a categoria Economia Criativa, o livro é focado em design da informação, e integra a série Fronteiras do Design. A obra aborda alguns trabalhos de pesquisas de mestrado e doutorado da UFPE na área.

Trata-se de um diálogo do design com diferentes campos do conhecimento. Um dos capítulos, por exemplo, apresenta a perspectiva do design sobre o fazer artesanal com uma pesquisa que representa graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda renascença - produzida em um município do Agreste de Pernambuco.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti recebeu 3.422 inscrições - um total 31% maior do que o número de obras inscritas em 2020. A cerimônia de premiação será no dia 25 de novembro, novamente online, com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube. Os autores vencedores, em cada uma das vinte categorias, receberão prêmio de R﹩ 5 mil. Já o vencedor da categoria Livro no Ano receberá R﹩ 100 mil.

Especializada em livros de conteúdo científico, a editora Blucher já conquistou 19 prêmios Jabuti. Com mais de 1700 livros publicados, a editora atua em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Veja também

Salman Rushdie relembra atentado em primeira entrevista à televisão
ESCRITOR

Salman Rushdie relembra atentado em primeira entrevista à televisão

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso comemoram indiciamento de mulher filmada fazendo ofensas racistas
DECLARAÇÃO

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso comemoram indiciamento de mulher filmada fazendo ofensas racistas

Newsletter