Literatura

Livro infantil mostra a quarentena pelos olhos de uma criança

Escrito e ilustrado por Bruna Lubambo, "Dentro de casa" ganhará versão digital animada em breve

Bruna Lubambo escreveu e ilustrou o livro durante a quarentenaBruna Lubambo escreveu e ilustrou o livro durante a quarentena - Foto: Bruna Lubambo/Dvulgação

“De um tempo pra cá, alguma coisa muito estranha aconteceu”. É com essa frase que o protagonista do livro “Dentro de casa” (28 páginas, R$ 32) convida o leitor a enxergar o isolamento social causado pela pandemia através do olhar de uma criança. Publicada pela editora Aletria, a obra infantil foi escrita e ilustrada por Bruna Lubambo durante os dias de quarentena. 

A autora - que nasceu em São Paulo e tem pais pernambucanos - mora em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o marido e o filho. A ideia de criar o livro nasceu das vivências junto ao pequeno José Mariano, de apenas 2 anos de idade, em casa. “Ele está entrando na fase de começar a fazer amizades e brincar com os coleguinhas. No começo da quarentena, fiquei muito preocupada com a maneira como isso estaria afetando a cabecinha dele. Depois de um tempo, fui percebendo que ele estava aprendendo a lidar bem com a situação, construindo um mundo que também tinha sua beleza”, relembra. 

Livro Livro tem publicação pela editora Aletria (Foto: Divulgação)

Para o narrador de “Dentro de casa” os cômodos do lar se transformam em coisas totalmente diferentes. O banheiro vira lagoa, o quarto passa a ser uma montanha e um grande pomar surge onde antes era a cozinha. “O livro fala da necessidade de, mesmo em tempos difíceis, preservarmos o encanto. É algo muito latente no olhar das crianças. Vejo como ações simples, como lavar um prato, é vista como brincadeira para elas. Acho que nós adultos podemos aprender a cultivar esse olhar também”, diz. 

Além de inspirar a história, o ambiente doméstico foi onde o livro ganhou vida. Bruna ilustrou a obra na sala de casa, utilizando tinta acrílica e giz. Seu marido, o músico Zé Henrique Soares - integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - criou um estúdio improvisado no quarto e lá gravou a trilha sonora para a versão digital da obra, que deve ser lançada em breve.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Este livro não foi feito para pesar sobre mães e pais uma necessidade de “transformar a quarentena numa grande aventura dentro de casa”. Não é isso. Isso nem deve existir. Não todos os dias. Este livro é sobre a generosidade das crianças com as pequenas coisas. Vem aí a segunda edição do Dentro de Casa pela @aletriaeditora Versão impressa e digital, e-book com recursos lindos de áudio e animação. . . Trilha: @zehenrique.soares . Animação: Luiz Máximo . . #dentrodecasa #livroilustrado #ebook #booktrailer #motion #designmotion #illustration #ilustração #literaturainfantil #quarentena #livroinfantil

Uma publicação compartilhada por Bruna Lubambo (@buruna_lubambo) em 21 de Mai, 2020 às 11:52 PDT

“Resolvi fazer um book trailer para divulgar o livro assim que a editora decidiu publicá-lo. Meu esposo topou fazer a música e eu achei que contribuiu muito para a narrativa. Não é aquela trilha alegre o tempo todo. Ela termina feliz, mas antes passa por momentos de transformação e introspecção, assim como a história do livro. O resultado ficou tão legal que decidimos fazer uma versão digital animada”, conta. Esse é o primeiro livro escrito por Bruna, que já ilustrou obras de outros escritores para o público infantil, como “O bicho mais poderoso do mundo” e “Meu avô é um Tata”.

Bruna Lubambo, escritora e ilustradoraAutora vive em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

Outras publicações

A pandemia tem inspirado diversos autores a escreverem para as crianças livros pensados para ajudá-las a entender e viver melhor esse período. Um exemplo é “Esperança, onde está você?”, escrito pelos professores Armand Doucet (Canadá) e Elisa Guerra (México), que fala dos desafios enfrentados por meninas e meninos cujas escolas foram fechadas em decorrência da Covid-19. A obra é uma iniciativa da Lego Foundation, traduzida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, e pode ser baixada gratuitamente no Apple Books e no Google Play.

Já “O vírus malvadão e as crianças poderosas”, do escritor potiguar Daniel Cavalcanti Campos, ensina os cuidados necessários para combater o coronavírus com uma linguagem apropriada para os pequeninos. O livro digital está disponível gratuitamente no site do autor e possui versões em Libras e com audiodescrição.

Veja também

''Estava num dia ruim'', satiriza Valentina Bandeira após saída do quadro ''Bate-Papo BBB''
BBB 24

''Estava num dia ruim'', satiriza Valentina Bandeira após saída do quadro ''Bate-Papo BBB''

"Somos maiores que isso", dizem integrantes do RBD barrados em premiação
MUNDO

"Somos maiores que isso", dizem integrantes do RBD barrados em premiação