A-A+

Livro narra identidade e empoderamento da 'Terça Negra'

'Terça Negra no Recife: Narrativas sobre Dança, Música, Espiritualidade e Sagrado' ganha lançamento na próxima terça

Lúcia dos PrazeresLúcia dos Prazeres - Foto: Rafael Medeiros

As duas décadas de festejos da 'Terça Negra' começam a ser celebrados na próxima terça-feira (17), no Pátio de São Pedro, área central do Recife, com o lançamento do livro "Terça Negra no Recife: Narrativas sobre Dança, Música, Espiritualidade e Sagrado", escrito pela educadora Lúcia dos Prazeres. Complementam as celebrações  apresentações do Maracatu Estrela Dalva, do Afoxé Omô Inã e do grupo de samba reggae Raízes de Quilombo, com acesso gratuito ao público.

O livro, dividido em cinco capítulos, é fruto do mestrado da pesquisadora em Ciências da Religião, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ocasião em que foram compiladas histórias sobre o fortalecimento da identidade, cultura e espiritualidade de afro-pernambucanos, vividos a partir da Terça Negra. Na narrativa, doze personagens que transformaram a experiência do povo negro na capital pernambucana, tiveram suas próprias histórias fortalecidas pelos encontros de música e dança no Pátio de São Pedro.




Leia também:
Obra de Clarice Lispector é celebrada em todo o Brasil
Vida e obra de Manuel Eudócio são tratadas em livro

Vera Baroni (Casa de Religião de Matriz Africana Ylê Obá Aganju Ocoloiá), Marta Almeida (coordenadora do Movimento Negro Unificado de Pernambuco); Frei Tito (Doutor em Antropologia, com experiência em Antropologia da Religião) e Elza Maria Torres da Silva (sacerdotisa de matriz africana conhecida como Mãe Elza), são nomes citados na publicação. 

Lúcia dos Prazeres
Oriunda do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, Lúcia dos Prazeres, tem formação em pedagogia e mestrado em Ciências da Religião pela Unicap, além de especializações em Educação e Psicomotricidade e em Arteterapia e Linguagens Corporais.

Serviço:
Lançamento do livro “Terça Negra no Recife: Música, Dança, Espiritualidade e
Sagrado
”, de Lúcia dos Prazeres
Terça (17), a partir das 19h, no Pátio de São Pedro

Veja também

Super fã? Adele tem chiclete mastigado por Celine Dion
Inusitado

Super fã? Adele tem chiclete mastigado por Celine Dion

'Me apaixonei por uma mulher', declara Leilane Neubarth
Relacionamento

'Me apaixonei por uma mulher', declara Leilane Neubarth