Literatura

Livro "Nordeste Identidade Comestível" ganha lançamento oficial

Publicação será lançada presencialmente, no domingo (3), na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Livro Nordeste - Identidade ComestívelLivro Nordeste - Identidade Comestível - Foto: Divulgação

O livro “Nordeste – Identidade Comestível”, do jornalista e antropólogo Bruno Albertim, será lançado oficialmente, no domingo (3), dentro da programação da 13ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções. Esta será a primeira ação presencial com a obra, após apresentação virtual da obra no ano passado.

 

O lançamento acontece com mesa-redonda, a partir das 17h, no estande da editora Massangana – Fundação Joaquim Nabuco na Bienal. Além da presença do autor, também estará presente a antropóloga Ciema Melo Silva, antiga diretora do Museu do Homem do Nordeste e coordenadora da pesquisa que deu origem às investigações para o livro.

A publicação mostra em dois volumes os diferentes Nordestes, através de hábitos e alimentos servidos com ares de pertencimento. São 5OO páginas de narrativas antropológicas sobre a relação de comida com a identidade, por meio de textos com base histórica e vivência in loco, além de imagens assinadas pelo fotógrafo Emiliano Dantas.

Foram mais de 11mil quilômetros percorridos ao longo de dois anos, encerrados em 2014. No prefácio, a pesquisadora e escritora Maria Lectícia Cavalcanti lembra Gilberto Freyre, sociólogo fundador da Fundaj, que defendia valores que vieram das muitas culturas e formaram a identidade dos nordestinos.

Veja também

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor
famosos

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor

Newsletter