Literatura

Livro 'O Recife em Carne e Osso' apresenta a cidade através de seus personagens

Obra escrita por Rennat Said reúne histórias de personalidades como Miró da Muribeca e Liêdo Maranhão

Ilustrações de "Recife em Carne e Osso" são de Ricardo da Cunha MeloIlustrações de "Recife em Carne e Osso" são de Ricardo da Cunha Melo - Foto: Ricardo da Cunha Melo/Divulgação

Para Rennat Said, a alma da capital pernambucana não está em suas edificações históricas ou nos pontos turísticos. O produtor cultural e escritor acredita ser possível extrair a memória mais genuína desta cidade dos cidadãos que nela vivem. É essa noção que guia o livro “O Recife em Carne e Osso”, já disponível em formato de ebook.

Lançada de forma independente, a obra é classificada pelo autor como “uma biografia da rua através das histórias de 20 personagens”. Ao longo de vários anos, Rennat entrevistou alguns dos mais interessantes personagens que já povoaram a região central do Recife e suas adjacências. Foi desses encontros que ele extraiu a base para os textos que compõem o seu livro.

Fazem parte da compilação de histórias algumas personalidades conhecidas, como o poeta Miró da Muribeca e o pesquisador Liêdo Maranhão. Outros, são figuras populares, mas não menos interessantes, como Jonh Lennon do Recife e Lampião do Cordel.

“Sempre gostei muito do Centro do Recife e me identifiquei com esses personagens, muitos deles invisíveis para a maior parte da sociedade. São pessoas da rua e, se você fizer um mapa, cada uma delas pertence a um trecho da cidade, como o Pátio de São Pedro e a Rua da Saudade. É a rua em movimento”, comenta Rennat.

O autor ressalta a influência de Liêdo Maranhão, que faleceu em 2014, para a realização do projeto. “Durante dois anos, frequentei a Casa da Memória Popular e tive uma convivência muito grande com ele. Depois dessa amizade, fiquei com ainda mais vontade de mostrar o Recife através desses andarilhos”, aponta o escritor, que já trabalha em um segundo volume da obra, só com mulheres desta vez.

Os textos são acompanhados por ilustrações de cada entrevistado, todas assinadas por Ricardo da Cunha Melo. Os exemplares virtuais do livro podem ser solicitados através do email [email protected] ou pelas redes sociais do autor. 

Veja também

Bate-papo sobre bastidores do JGE + peça online no penúltimo dia do festival , esta quarta (27)
JGE

Bate-papo sobre bastidores do JGE + peça online no penúltimo dia do festival , esta quarta (27)

Jane Fonda receberá prêmio honorário do Globo de Ouro por seu ativismo social
Prêmio

Jane Fonda receberá prêmio honorário do Globo de Ouro por seu ativismo social