Livro

Livro resgata a história da cana-de-açúcar em Pernambuco

Publicação dos engenheiros Marcos Aurélio Cavalcante dos Santos e Benon José de Barros Barreto documentam a estrutura canavieira no Estado

Marcos Aurélio e Benon Barreto, autores do livro, acompanhados do empresário José Ranulfo, são recebidos pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, e diretoria da Folha de PernambucoMarcos Aurélio e Benon Barreto, autores do livro, acompanhados do empresário José Ranulfo, são recebidos pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, e diretoria da Folha de Pernambuco - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O livro “Cana-de-Açúcar em Pernambuco - o que você já sabe e que vai saber agora” chega ao mercado literário como um documento que registra a importância da indústria canavieira no Estado. Escrita pelos engenheiros agrônomos Marcos Aurélio Cavalcante dos Santos e Benon José de Barros Barreto, a obra, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), será lançada no próximo dia 18, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, no bairro da Imbiribeira.Os autores anunciaram o lançamento em visita à Folha de Pernambuco nesta segunda (4), onde foram recebidos pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, e demais diretores do grupo. 
 



A complexidade da obra

São mais de 350 páginas, em 17 capítulos, que percorrem a origem da matéria-prima até sua chegada ao solo pernambucano, oferece dados fundamentais sobre produção rural, processamento, caráter econômico, melhoramento genético, força de trabalho. 

“Comecei a trabalhar no setor em 1975. Há tanto tempo vivencio a força da cana, que desde sempre compete com tantas situações desfavoráveis. Mas o mundo tem disso, de bônus e ônus”, adianta Marcos Aurélio, que em meio a números e gráficos também conseguiu extrair um conteúdo poético.

Cana-de-Açúcar em Pernambuco

“Esta planta brotou mel; com mel a arrancamos; nasceu a doçura…e eu enlaço com uma grinalda de cana-de-açúcar para que não me sejas esquiva, para que te enamores de mim, para que não me sejas infiel”, diz trecho retirado da obra Atharvaveda, 4º livro dos Vedas. Os desafios apontados pelo autor tratam de questões climáticas e de topografia. “A Mata Sul é mais úmida, mas com problemas de relevo. A área Norte é mais plana, mas chove menos. Faz tempo que escuto que a cana iria acabar”, lembra Marcos Aurélio.

Longe de ser uma tese, mas, sim, uma pesquisa repleta de sutilezas, feita por quem vive o setor na prática, esse é um trabalho que mapeia pontos esclarecedores. Há dados sobre distribuição espacial dos cultivos no Brasil; formação de preço da cana-de-açúcar; variedade das canas e até efeitos dos fertilizantes sobre os solos. Isso sem deixar de lado curiosidades e histórias originadas da atividade canavieira.

Um cientista da agronomia

Referência no mercado, Benon José de Barros Barreto pode ser reconhecido como um cientista da agronomia, com mais de 70 anos convivendo com a Mata Sul de Pernambuco, colecionando várias histórias com a Usina Ipojuca. “Eu e meu pai tínhamos essa relação com os diretores de lá. Me tornei a continuação desse ambiente familiar”, diz, com a propriedade de quem, junto com Marcos Aurélio, produziu o livro em reuniões fixas, que chegaram a mais de 70 segundas-feiras.

“Na década de 1940, eram 64 usinas localizadas em Pernambuco, e elas foram sucumbindo, chegando a 13 ou 14, somente pelo DNA do Açúcar, que permaneceu nesse povo. Muitos não têm ideia de como o maquinário pesado era transportado, por exemplo. Usina é uma indústria de pressão, porque tudo sai na pressão, com os os roletes de ferro esmagando a cana. É muito complexo. Uma fábrica deve ter de quatro a cinco mil itens, que vão do parafuso a um disco de grade ou uma válvula”, conta Benon. Ainda segundo o autor, essa é uma produção que envolve até 20 mil hectares sujeitos a desafios, como a da seca. “Mas a grandeza da cana é divina”, reforça, destacando a determinação dos empresários que acreditam na produção.

Lançamento do livro

A publicação ganhou apoiadores importantes. O empresário, produtor rural e também engenheiro agrônomo, José Ranulpho Queiroz, foi essencial para o lançamento da obra, que enfrentava alguns desafios para ser finalmente impressa. “Eles me mandaram o esboço, li e gostei muito, porque é um verdadeiro documento. Além disso, todos do setor compareceram”, reforça. 

Em visita dos autores realizada à Folha de Pernambuco, o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, reforçou o quanto a obra é valiosa para as novas e futuras gerações. “Essa é uma visita com muita relevância e ficamos honrados com ela. Conhecemos aqui um trabalho extraordinário, patrocinado pelo que tem de melhor no nosso setor. São cabeças obstinadas a preservar a nossa memória”, disse Eduardo de Queiroz Monteiro. Também receberam os autores o diretor executivo da Folha, Paulo Pugliesi; o diretor operacional, José Américo Góis; a diretora administrativa, Mariana Costa, a editora-chefe, Leusa Santos, e o assessor da presidência, Joni Ramos.

Lançamento “Cana-de-Açúcar em Pernambuco - o que você já sabe e que vai saber agora”
Editora: Cepe
Quando: 18 de julho
Onde: Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Av. Mascarenhas de Moraes, 2028, Imbiribeira)
Horário: a partir das 17h
Preço do livro: R$ 100

Veja também

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby
Luana Piovani

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais
Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais