Fotografia

Livro retrata realidade das imagens de Lula Cardoso Ayres

Publicação "Lula Cardoso Ayres - Fotografias" será lançada nesta quarta-feira (19), na Caixa Cultural, se dedica a esta linguagem na obra do multiartista pernambucano

Dona SantaDona Santa - Foto: Lula Cardoso Ayres

 

O lado fotógrafo do multiartista pernambucano Lula Cardoso Ayres será mostrado maciçamente em 190 fotos em preto e branco, produzidas entre os anos 1940 e 1960, e reunidas no livro "Lula Cardoso Ayres - Fotografias", que será lançado hoje, às 18h, na Caixa Cultural, no Bairro do Recife.  Haverá ainda o debate "Lula Cardoso Ayres e os desafios do artista moderno", com os pintores José Cláudio e Wilton de Souza e mediação da historiadora de cultura e arte Joana D'Arc Lima.

A fotografia nunca tomou o lugar da pintura como se imaginou a princípio, lá pelo século 19, quando inventaram a câmera. Ao contrário, os cliques viraram suporte para estudos de luz e sombra por parte de artistas visuais. Um dos que fez uso da máquina para aplicar na tela o que captou no ambiente foi Cardoso Ayres. Ele sabe como poucos que fotografar, tanto quanto pintar, jamais é o retrato da realidade de fato, mas uma interpretação individual e poética dela.

Daí a importância de mostrar esse lado fotógrafo do artista. Editada pela Companhia Editora de Pernambuco e organizado pela historiadora e coordenadora do Centro de Documentação de Estudos da História do Brasil, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Betty Lacerda, a publicação revela as temáticas sobre as quais mais se debruçou o artista, falecido em 1987: o campo e o seu trabalhador; as antigas casas do camponês, as paisagens da Zona da Mata e do Litoral, com as jangadas de madeira e os pescadores de calça arregaçada; a cultura popular (maracatu e caboclinho) que se desenvolvia em volta, junto com seus protagonistas.
 
Caso de Dona Santa, rainha do Maracatu Elefante, cuja figura emblemática ficou conhecida graças a um retrato tirado por Lula Cardoso Ayres. "Posso dizer que ele é tão bom fotógrafo quanto pintor", avalia a historiadora.

Além das imagens, há textos preciosos e elogiosos da obra fotográfica de Ayres, assinados pela organizadora, pelo filho de Lula, pelo fotógrafo Fred Jordão, e pelo arquiteto Luiz Amorim.

Ao lado do grande amigo, mentor e fotógrafo Alcir Lacerda, Lula clicou a história do Recife - dos portões de ferro com desenhos rebuscados, dos casarões e bairros inteiros demolidos que deram lugar a outra capital. Mas graças à dupla, ao menos temos acesso a esse momento em forma de imagens.

O sociólogo Gilberto Freyre, inclusive, denomina Cardoso Ayres como um documentarista fotográfico: "(...) No Recife surpreenderiam - repita-se - os últimos tipos - rainhas e figuras menores de maracatus, de caboclinhos e de bumba meu boi - dos carnavais ortodoxamente populares e genuinamente folclóricos da capital de Pernambuco".
Betty, filha de Alcir, lembra do pai e do amigo conversando na casa do artista em Boa Viagem, falando do quanto era importante sentar e ter paciência para esperar a melhor luz para fotografar casarios, fachadas e ruínas.

Foi ela quem idealizou a obra e fez uma curadoria a partir de 130 negativos de Lula existentes na Fundaj, e outros mais pertencentes ao único descendente direto vivo. Lula Cardoso Ayres Filho é dono de 600 fotografias, em papel e negativos.

"Os dois acervos se complementam. Algumas dessas fotos já podiam ser vistas pelo público no Museu do Homem do Nordeste, antigo Museu do Açúcar. Mas faltava uma publicação unicamente dedicada a Lula", explica Betty, que trabalhou no livro desde o final de 2015.
SERVIÇO
Lançamento do livro "Lula Cardoso Ayres - Fotografias"
Quando: Hoje, às 18h
Onde: Caixa Cultural (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Preço do livro: R$ 100
Informações: (81) 3425-1900

 

Veja também

Quem é Karinah, cantora que postou foto com Belo em iate e já comprou mansão de Xuxa
Famosos

Quem é Karinah, cantora que postou foto com Belo em iate e já comprou mansão de Xuxa

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido
Famosos

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido

Newsletter