Livro 'Vozes Transcendentes: Os novos gêneros na música brasileira' traz vivências de cantores LGBT

Escritora Larissa Moreira lança seu primeiro livro com depoimentos de músicos como Johnny Hooker e Liniker

Participam do livro músicos como Johnny Hooker, Liniker e Linn da QuebradaParticipam do livro músicos como Johnny Hooker, Liniker e Linn da Quebrada - Foto: Divulgação

É inegável que a cena musical brasileira se encontra em uma mudança considerável. O discurso de gênero se vê permeado nas letras, nas performances e na fala de muitos dos (e das) artistas que ganham visibilidade. Pensando nisso, a escritora Larissa Moreira lança "Vozes Transcendentes: Os novos gêneros na música brasileira", com selo da editora Hoo.

Trata-se de um livro sobre o cenário atual da música brasileira e sua diversidade de gênero, raça, sexo e classe. Na obra, o relato de vozes como as cantoras transgênero Liniker e Linn da Quebrada, o pernambucano gay Johnny Hooker, a artista lésbica Luana Hansen e o transexual Tiely. Nessa vasta gama de sexualidades e gêneros, encontra-se a essência do livro.

Na narrativa, a escritora mantém a fala dos entrevistados em primeira pessoa, mesclando suas palavras com as letras das músicas e preservando a linguagem própria de cada artista. O estilo é elogiado pela cantora Linn da Quebrada. "Estar envolvida nesse projeto foi especial, porque Larissa colocou nossa voz em primeiro lugar. É um livro que ela criou sobre nossas falas, então, de certa forma, somos nós ali que contamos essa história", opina a artista, famosa por canções como "Bixa Preta" e "Mulher".

Leia também
Escritora Marcia Tiburi lança livro sobre a potência transformadora do feminismo
HQ 'O Livro dos Coelhos Suicidas' alinha o adorável ao adulto
Santander terá que realizar mostras sobre diversidade

No capítulo dedicado a ela, a cantora destacou momentos de sua vida que lhe levaram a ser quem é. Ela espera, com isso, que outras pessoas se inspirem em sua jornada. "Acho que todas as transformações pelas quais passei de alguma forma potencializaram o que sou hoje. Não sei se ajuda, mas se eu servir de inspiração para alguém, já vai ser algo especial", compartilha.

Na escolha das histórias, Larissa buscou os olhares mais diversificados possíveis: o livro se recheia de narrativas LGBTs, mas também negras, brancas, da periferia e da classe média. “Como tenho uma formação com o feminismo negro e interseccional, a grande raiz, para mim, é que é um movimento que não está só no gênero. Ele fala de questões raciais, de negritude, de classe. Então comecei a procurar artistas que estariam nesse compilado”, analisa. “Como mulher cisgênero [quem se identifica com o gênero que nasceu], negra e bissexual, não alcanço essas visões. Mas consegui me aproximar ao máximo e escutar bastante para fazer um trabalho que trouxesse representatividade para essa galera”, completa.

Serviço
Livro "Vozes Transcendentes: Os Novos Gêneros na Música Brasileira"
Autora: Larissa Ibúmi Moreira
Editora: Hoo
Preço médio: R$ 30

Veja também

Priscilla Alcantara mostra bastidores da gravação de 'Vou Voar', tema de filme da Netflix
Netflix

Priscilla Alcantara mostra bastidores da gravação de 'Vou Voar', tema de filme da Netflix

Márcio Gomes deixa a Globo pela CNN Brasil
Jornalismo

Márcio Gomes deixa a Globo pela CNN Brasil