Cinema

Longa de animação brasileiro 'Bob Cuspe, nós não gostamos de gente' pode concorrer ao Oscar

Filme baseado em personagem de Angeli, e dirigido por Cesar Cabral, é o único brasileiro na lista da Academia de animações elegíveis para o Oscar

Filme é baseado em personagem de Angeli, e dirigido por Cesar CabralFilme é baseado em personagem de Angeli, e dirigido por Cesar Cabral - Foto: Divulgação

Depois de ter sido premiado no Festival de Annecy e conquistar o principal prêmio do Festival de Ottawa, os dois mais importantes do gênero animação, fato inédito para um filme latino americano, o brasileiro "Bob Cuspe, nós não gostamos de gente", dirigido por Cesar Cabral e baseado na obra do cartunista Angeli, está na lista do longas de animação elegíveis para o Oscar na categoria, que foi anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme é o único brasileiro na seleção, ao lado de 25 produções de diversos países, como EUA, República Tcheca, Japão, China e Dinamarca. O filme já estar em cartaz nos cinemas brasileiros.

Nos Estados Unidos, "Bob Cuspe, nós não gostamos de gente" será lançado pela distribuidora Outsider Pictures, que, de acordo com a Variety, planeja uma campanha de marketing para o longa ficar entre os finalistas no Oscar.  Internacionalmente, o filme é conhecido como “Bob Spit – We Do Not Like People”. Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos nacionais,o fime teve sua primeira exibição no Brasil na 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O longa traz uma mistura gêneros, como documentário, comédia e road-movie, e conta a história do protagonista, um velho punk, tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico, que na verdade, é um purgatório na mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa. O filme conta com as interpretações de voz de Milhem Cortaz, Paulo Miklos, André Abujamra, Grace Gianoukas e Laerte.

Evidenciando o humor e a estética típica da obra de Angeli, o longa alterna momentos de animação com depoimentos animados do próprio cartunista, combinando assim uma história de ficção de Bob Cuspe com o documental sobre o processo de criação do cartunista, que revisita o seu passado.

"Bob Cuspe, nós não gostamos de gente" já está nos cinemas brasileiros, com distribuição da Vitrine Filmes.

Sinopse
BOB CUSPE - NÃO GOSTAMOS DE GENTE é uma animação stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. Conta a história de Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico que é na verdade um purgatório dentro da mente de seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise criativa.

Ficha Técnica do filme
Direção: Cesar Cabral
Roteiro:  Lerandro Maciel e Cesar Cabral
Produção exevutiva: Cesar Cabral e Ivan Melo
Direção de fotografia: Alziro Barbosa
Direção de animação: Thomate
Direção de arte: Daniel Bruson
Bonecos: Oluntho Tahara
Montagem: Eva Randolph
Edição de som e mixagem: Congrarua de sons & charutos

 

TRILHA SONORA: ANDRÉ ABUJAMRA E MÁRCIO NIGRO

 

IMAGEM E EFEITOS: QUANTA POST

 

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: ANÁLIA TAHARA

 

COORDENADORA DE PRODUÇÃO: STEPHANIE SAITO

 

PRODUCAO: COALA FILMES

 

COPRODUÇÃO: CANAL BRASIL

 

PRODUTORAS ASSOCIADAS: CUP FILMES, QUANTA POST

 

PATROCINIO: PETROBRAS, SABESP, BNDES, BRDE, FSA, ANCINE, PROAC, SPCINE.

Veja também

Eric Clapton volta a repercutir, ao sugerir 'hipnose de massa' em quem foi vacinado contra Covid-19Pandemia

Eric Clapton volta a repercutir, ao sugerir 'hipnose de massa' em quem foi vacinado contra Covid-19

Ponta de Pedras, em Goiana, recebe Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco Arte

Ponta de Pedras, em Goiana, recebe Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco