Música

Luciano Magno: jazz e improvisação são destaques em novo álbum

Guitarrista apostou no trabalho em parceira com o selo recifense Boa Vista Jazz Records

Luciano MagnoLuciano Magno - Foto: Eladio Ferreira

Em sua longa jornada como músico profissional, Luciano Magno sempre teve seus trabalhos divididos entre a cultura popular e as heranças do mundo “guitarrístico”. Em seu novo álbum não iria ser diferente. Intitulado SOLO (2021, Boa Vista Jazz Records), também é uma obra ligada aos patrimônios imateriais da música brasileira, em especial às veredas sonoras do Nordeste. 

Temas como “Chorinho pro Dominguinhos” e “Esquentadinho”, homenagem a Morais Moreira, trazem técnicas onde a guitarra conquista um espaço de responsabilidade em meio à uma orquestra de frevo.

Porém, em SOLO, Luciano mergulha em um som que rege todo disco: o jazz. O jazz não como um fetiche, mas como técnica. Cromatismos, escalas simétricas, acordes autônomos, tópicas bebop e a incessante tensão presente no fraseado improvisado. Mais ainda: o jazz enquanto um estado de consciência mais alargado, que permite ao intérprete, via improvisação, lançar-se nos infinitos caminhos do autoconhecimento.

Como todo bom disco de jazz, SOLO foi gravado ao vivo em sessão única no Fábrica Estúdios, numa produção do selo Boa Vista Jazz Records. Criado em 2020 pelos músicos e pesquisadores Dom Angelo Mongiovi e Bruno Vitorino, o selo é o primeiro dedicado ao jazz em Pernambuco e já lançou o disco MONGIOVI TRIO (2020), reeditou para formato digital o disco SUMMERTIME (1996, reed. 2020) da Contrabanda e se prepara para novos lançamentos ainda neste semestre, com apoio da Lei Aldir Blanc.

SOLO estará disponível a partir desta quinta-feira 21 de janeiro em todas as plataformas de streaming e também no Bandcamp, caso os fãs queiram comprar a mídia digital. Luciano fará um LIVE de lançamento em seu canal do Youtube na próxima quinta-feira 28 de janeiro às 21h (horário local) nos mesmos moldes musicais e visuais em que o disco foi concebido.
 
Serviço:

Luciano Magno - SOLO (2021, Boa Vista Jazz Records)
No ar a partir de 21/01/2021 em todas as plataformas de streaming
Link de pré-estreia do álbum: https://boavistajazzrecords.bandcamp.com/album/solo 

Veja também

Carla Diaz e Arthur discutem a relação e cogitam terminar namoro
BBB21

Carla Diaz e Arthur discutem a relação e cogitam terminar namoro

Studio Tear: mostra traz artistas do interior pernambucano durante o mês de março
Música

Studio Tear: mostra traz artistas do interior pernambucano durante o mês de março