Luiz Gonzaga, 106 anos: forró e atividades culturais em celebração ao 'Rei do Baião'

Nesta quinta-feira (13) Recife, Caruaru e Exu rendem homenagens ao 'velho Lua', com programação intensa de atividades

Luiz GonzagaLuiz Gonzaga - Foto: Arte/Folha de Pernambuco

De gibão e chapéu de couro e com a sanfona sempre a postos, Luiz Gonzaga cantava o Nordeste e disseminava o baião, o xaxado, o xote e o pé de serra. Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, se vivo fosse, completaria 106 anos. Não à toa que, nesta data, também, é celebrado o Dia Nacional do Forró, que tem como grande homenageado o ‘Rei do Baião’.

Em Pernambuco, shows e atividades que remetem à cultura nordestina e ao legado deixado pelo maior nome da música na Região, celebram a data. No Recife, o Memorial Luiz Gonzaga – localizado na rua São Pedro, bairro de São José, na área central da cidade – está com programação especial e gratuita, que segue até as 18h, com oficina de sanfona e exibição de vídeos sobre o cantor e compositor, entre outras atrações.

Já a capital do forró, em Caruaru, Agreste do Estado – que está no decorrer da sua 2ª Semana do Forró – comemora o dia com o projeto ‘Viva Gonzaga’. Na programação, além do tradicional pé de serra, a festa é animada com atrações em espaços da cidade, entre eles o Alto do Moura, Feira de Artesanato, Pátio de Eventos e Museu do Barro.

Leia também:
Fiéis celebram dia de Santa Luzia e Luiz Gonzaga no Recife
MPF faz audiência pública sobre patrimônio de Luiz Gonzaga


E em Exu, Sertão pernambucano, terra natal de Gonzaga, o dia é de festa com o ‘Viva Gonzagão 2018’. Até o próximo domingo (16) a programação segue intensa para celebrar o ‘seu Lula’. Banda de pífanos e shows com Santana, Kinho Callou e forró da banda Limão com Mel, estão entre as atrações em espaços do município.

Que tal matar um tiquinho da saudade do nosso Rei do Baião?


Veja também

Nasce Isabel, primeira filha do casal Talita Younan e João Gomez
Famosos

Nasce Isabel, primeira filha do casal Talita Younan e João Gomez

Globo é condenada a pagar R$ 30 mil a manicure que participou do Caldeirão do Huck
Televisão

Globo é condenada a pagar R$ 30 mil a manicure que participou do Caldeirão do Huck