Cultura+

Magiluth reapresenta "Luiz Lua Gonzaga" em espetáculo gratuito nesta quarta

Montagem que evoca as memórias afetivas do povo sertanejo será apresentado no Centro do Recife

Fiepe Fiepe  - Foto: Divulgação

O Grupo Magiluth encerra suas atividades de 2016 de forma comemorativa. Nesta quarta-feira (21), a partir das 19h30, os atores apresentam o espetáculo "Luiz Lua Gonzaga", no Largo da Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. O espetáculo de rua é gratuito e aberto ao público.

Criado em 2012 para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga, “Luiz Lua Gonzaga” não é sobre o artista, mas sobre o Universo que ele evoca com sua figura e suas canções. Na trama, um grupo de pessoas organiza uma festa de boas vindas para um rei que foi embora, mas prometeu voltar trazendo a chuva. Enquanto os personagens esperam, uma série de episódios se desenrola, abordando questões próprias da vida do sertanejo, como as partidas, chegadas, a vida e a morte do vaqueiro.

“O espetáculo fala sobre as memórias afetivas com relação à vida no interior do Nordeste, e toca todo mundo que tem uma relação com o interior”, explica Giordano Castro, um dos atores que compõem o Magiluth. No Grupo, três atores são do interior e os outros dois também têm uma ligação com a cultura dessa região através dos familiares, o que dá ao espetáculo, que foi escrito por eles, um tom mais legítimo.

Em cena, os cinco atores do Magiluth se misturam a um teatro de bonecos e a um grupo de três músicos – um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo -, tudo embalado com clássicos de Luiz Gonzaga, como ‘Asa branca’, ‘Assum Preto’, ‘Último Pau de Arara’, ‘Olha Pro Céu’ e ‘A Morte do Vaqueiro’. O resultado dessa junção é um tom de celebração e de alegria que prevalece às adversidades. A montagem já foi exibida em diversas cidades de Pernambuco e nas capitais de outros estados.

A data para a reapresentação de “Luiz...”, nesta quarta-feira, não foi por acaso. De acordo com o grupo, é uma forma de comemorar o aniversário de Gonzaga, que foi no último dia 13, e de dois anos de atividades do edifício Texas, atual sede do Magiluth e espaço de manifestações culturais da cidade. “A apresentação é mais comemorativa, também, para celebrar o espetáculo que estrearemos no próximo ano, Hamlet, e por esse ano. Apesar das adversidades Grupo conseguiu se manter, e existimos há doze anos”, explica Giordano.

Após a apresentação no Largo haverá uma festa no bar do edifício Texas, também em comemoração ao aniversário do espaço, com a participação de DJ’s.

Confira um teaser com um pouco do espetáculo “Luiz Lua Gonzaga”:




SERVIÇO:
Luiz Lua Gonzaga
Quarta-feira (21), às 19:30h
Onde: Largo de Santa Cruz (Rua Rosário da Boa Vista, 163, próximo ao Edf. Texas)
Gratuito

Veja também

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife
TEATRO

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife

O uso do "Calabreso" se tornou uma disputa jurídica entre Toninho Tornado e Mani
Toninho

O uso do "Calabreso" se tornou uma disputa jurídica entre Toninho Tornado e Mani

Newsletter