Cultura+

Mamam promove colônia de férias para a criançada

A programação tem início no dia 13 e conta com nove oficinas

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)  - Foto: Divulgação

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), na Rua da Aurora, na Boa Vista, Centro do Recife, promove colônia de férias para a criançada neste mês de janeiro. Serão ofertadas nove oficinas, entre elas a de estamparia, dança, pintura, criação de fantoches e ilustração. As inscrições podem ser feitas no site Sympla.

As atividades acontecem entre os dias 13 e 17 de janeiro, das 14h às 17h, e são destinadas a crianças na faixa etária dos 4 aos 10 anos. O pacote de inscrição para todos os dias custa R$ 50 por criança enquanto os ingressos para oficinas individuais custam R$ 20.

Leia também:
Confira opções de colônias de férias para a criançada
Shoppings têm programação de férias; confira atrações

Confira a programação completa:

13/01 – 14h às 17h

Redescobrindo cores
A oficina será baseada em mistura de tintas, trazendo o conhecimento de teoria da cor, apresentando as cores primárias e a partir delas mostrar o que podemos criar com novas cores.

Tie Dye
A oficina será realizada em progressão com a oficina “Redescobrindo cores” e trabalhará com os conceitos de cor pigmento e cor luz para as crianças pintaram camisas na técnica tie dye.

14/01 – 14h às 17h

Gestos Conjuntos
A oficina pretende explorar as percepções sensoriais e corpóreas dos participantes, utilizando-se da linguagem da dança e da produção visual através da interação prática entre essas linguagens, refletindo sobre como os movimentos rítmicos do corpo ajudam na criação e percepção de representações gráficas e vice versa.

Cores da natureza: corpo em movimento
A oficina propõe a construção de saberes de forma lúdica e conjunta, onde os participantes serão convidados a criar e aprender a partir de cores fornecidas pela natureza, confeccionando seus próprios pigmentos.
OBS: Para este dia de oficina, solicitamos que as crianças venham com traje de banho por baixo da roupa. A oficina será finalizada com um banho de mangueira coletivo.

15/01 – 14h às 17h

Ilustrando histórias em gravura
A prática da narração de histórias como forma de conhecimento desencadeia o desenvolvimento da imaginação, da sensibilidade, da criatividade e da linguagem oral e visual. A oficina pretende mostrar as possibilidades do emborrachado na prática da gravura, construindo um livro de narrativas visuais, onde cada um poderá compor uma imagem da parte da história que narrou.

Oficina de fantoches
A oficina de fantoches será realizada em progressão com a oficina de criação/contação de história. Após o termino da primeira oficina, onde os participantes criarão uma história e ilustrarão suas cenas em gravuras, serão elaborados fantoches com os personagens da história.

16/01 – 14h às 17h

Sentindo a arte e tecendo memórias - oficina de encadernação
A oficina pretende realizar a confecção de caderninhos artesanais, despertando a criatividade a partir da música da cultura popular pernambucana e de poesias de nossa região. Serão apresentadas técnicas simples de encadernamento e experimentações com o corpo a partir da dança de nossa cultura regional, identificando memórias e trocando saberes.

17/01 – 14h às 17h

Estamparia com stencil
Estimularemos a produção de desenhos para as crianças criarem estampas que serão utilizadas na oficina Abayomi.

Oficina de bonecas Abayomi
A oficina será realizada em progressão com a oficina de stencil. Irá apresentar a história e importância da simbologia das bonecas Abayomi, se aproximando um pouco da cultura Iorubá, valorizando a produção do seu próprio brinquedo e desenvolvendo a criatividade com o resultado da oficina de estamparia. Recomendamos que as crianças utilizem roupas que possam sujar.

Veja também

Instrutora de ioga se pronuncia sobre relação com Lucas Lima e desabafa após ataques nas redes
Desabafo

Instrutora de ioga se pronuncia sobre relação com Lucas Lima e desabafa após ataques nas redes

Internada, Solange Almeida é submetida a cirurgia no intestino e cancela shows; entenda
Saúde

Internada, Solange Almeida é submetida a cirurgia no intestino e cancela shows; entenda

Newsletter