Mapa Cultural de Pernambuco é lançado no Museu do Estado

Ferramenta promete reunir informações sobre agentes, espaços, projetos e eventos culturais

Silvana Meirelles, secretária executiva de Cultura do EstadoSilvana Meirelles, secretária executiva de Cultura do Estado - Foto: Divulgação

Será lançada nesta quarta-feira (25), às 17h, a plataforma colaborativa Mapa Cultural de Pernambuco, ferramenta que promete reunir informações sobre agentes, espaços, projetos e eventos culturais.

Fruto de parceria entre Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe) e Instituto TIM, será atualizada por agentes culturais públicos e privados e pelos próprios artistas.

Durante o lançamento, que contará com a presença do secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja; da presidente da Fundarpe, Márcia Souto; do representante do Instituto TIM, Sérgio Brasilis; e de Silvana Meireles, secretária executiva estadual de Cultura, será mostrado como funciona o software livre.

Leia também:
Conheça os vencedores do Prêmio Ariano Suassuna
Fundarpe divulga projetos aprovados no Funcultura
Mariane Bigio assume a área de Literatura à frente da Secult-PE


"Montar um sistema como esse foi um desafio sobre o qual o Ministério da Cultura vinha se debruçando há cerca de uma década, em seminários, debates, até que se chegou ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Anteriormente, as informações culturais sempre estiveram muito dispersas", declara Silvana, para quem é preciso dados sistematizados para que avancemos nas políticas públicas.

"Cada um será responsável pelos dados inseridos, o que garante liberdade de conteúdo, e intercâmbio entre artistas, imprimindo transparência à gestão pública e articulando cultura e turismo. Já há condicionamento da contratação de serviço ao cadastro na plataforma", declara a secretária. A plataforma já existe no Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Mato Grosso, Paraíba, Sergipe e João Pessoa.

Veja também

Karol Conká e Carla Diaz confirmadas no BBB 21; confira mais nomes
Reality Show

Karol Conká e Carla Diaz confirmadas no BBB 21; confira mais nomes

MP de Alagoas investigará suposto convite de vacinação de prefeito a Carlinhos Maia
Alagoas

MP investigará suposto convite de vacinação a Carlinhos Maia