Cultura+

Marco Lucchesi é reeleito para terceiro mandato na ABL

O presidente pretende aprofundar a reforma administrativa da Academia

Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de LetrasMarco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras - Foto: Reprodução

O professor, poeta e escritor Marco Lucchesi foi reeleito nesta quinta-feira (5) por unanimidade para a presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL) para um período de quatro anos. Essa foi a primeira vez desde Austregésilo de Athayde que um presidente fica no cargo por três mandatos consecutivos. Athayde presidiu a ABL de 1959 a 1993.

À Agência Brasil, Marco Lucchesi esclareceu que houve uma mudança regimental antes de sua eleição, ficando decidido que quatro anos seria o tempo ideal para a realização de projetos mais intensos na instituição, em vez do período de dois anos que vigorava anteriormente. A eleição é renovada a cada ano, para confirmar a permanência da chapa vencedora. “Começará o terceiro mandato agora”, disse Lucchesi.

Leia também:
Três mulheres vencem prêmio 'Oceanos' de literatura
Pernambucana é destaque no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo
Evento na Zona Sul celebra os 30 anos do movimento Slow Food 

Prioridades
O presidente reeleito da ABL quer trabalhar para aprofundar a reforma administrativa da instituição, “que eu considero muito importante”, desenvolver a perspectiva social e cultural da academia e implementar a questão da língua portuguesa. Lucchesi deseja também dar continuidade a todas as atividades sociais de aproximação com as populações indígena, quilombola e penitenciária e também com os deficientes visuais.

“A partir de um encontro importante com o Instituto Benjamin Constant, nós começamos a dar ao Brasil e às bibliotecas brasileiras voltadas para a área da deficiência visual uma série de elementos como CDs, DVDs. Nós queremos seguir os estatutos dos nossos fundadores, nossa cláusula pétrea, estabelecidos por Machado de Assis e por sua geração, mas, naturalmente, aprofundando os desafios atuais, porque nós não estamos fechados em uma torre de marfim. Nós olhamos o Brasil e temos um compromisso com a cultura brasileira, defendendo a cultura democrática, a cultura republicana. Nós estamos aqui para pensar a cultura”, manifestou.

Unanimidade
Ser reeleito por unanimidade deixou Marco Lucchesi muito feliz. Ele esclareceu, entretanto, que na verdade a assembleia dos imortais é responsável pela casa. “Os 40 (imortais) somos responsáveis pelos destinos da casa. Naturalmente, escolhe-se uma diretoria, mas estamos todos em uma perspectiva de colegiado, de coletivo. Acho que isso é considerar uma refundação democrática das instituições. Nós somos uma instituição viva e coletiva. Acho que isso é importante”.

Constituem a chapa única oficial vencedora da eleição de hoje, além do presidente Marco Lucchesi, o secretário-geral, Merval Pereira; o primeiro-secretário, Antônio Torres; o segundo-secretário, Edmar Bacha; e o tesoureiro, José Murilo de Carvalh

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter