Marco Zero recebe Paixão de José Pimentel

Apresentação será encenada às 20h, todos os dias, até o domingo de Páscoa, com mais de 300 figurantes e 80 atores

Ensaio da Paixão de CristoEnsaio da Paixão de Cristo - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Começa nesta sexta-feira (15) o espetáculo tradicional da Paixão de Cristo do Recife, em cartaz há 21 anos, na capital pernambucana. A apresentação será encenada às 20h, todos os dias até o domingo de Páscoa, na praça do Marco Zero, no bairro do Recife.

Interpretando Jesus, o diretor, autor e ator José Pimentel, de 82 anos, comemora quatro décadas à frente do espetáculo, que este ano conta com a participação de 80 atores no elenco, além de 300 figurantes e 50 técnicos.

Mesmo com os problemas de saúde passados este ano, José Pimentel sente-se bem para enfrentar a maratona de espetáculos até domingo. "Sinto-me bem, mas ainda estou meio cansado. De todo jeito fui para UTI, mas me sinto bem para fazer", afirmou.

Pimentel é um dos idealizadores da peça teatral que traz a morte e ressurreição de Cristo. Para ele a continuidade do evento aumenta o fluxo turístico para a cidade , além de proporcionar renda para alguns segmentos na economia. "Cria um fluxo turístico, a gente queira ou não, para a cidade do Recife, tá levando dinheiro para o bolso do cara que vende pipoca, que vende salgadinho, que vende espetinho. (...). Está se proporcionando um espetáculo grandioso com excelentes atores”.

Antônio Carlos Renovato, de 47 anos, que faz parte da equipe de figurante, diz que está há cinco anos participando do espetáculo e acredita que a encenação pode mudar vidas. “Ele retrata o sofrimento de Jesus, se todo jovem soubesse o que era fazer um figurante, muitos não estariam cometendo violência”. “Eu vou ficar velho aqui na Paixão de Cristo aqui no Marco Zero”, afirmou.

A atriz que interpreta Maria, mãe de Jesus, Angelica Zenuth, de 26 anos, faz o papel há 5 anos e afirma que é uma honra trabalhar no espetáculo. “Maria é fortaleza, Maria é amor. Acho que quando Maria entra no palco ela passa para o público a força da mãe que está sempre do lado do filho, a serenidade, a tranquilidade, a confiança e principalmente o amor”, explicou.

Além da Paixão de Cristo do Recife, outras cidades encenam a morte de Jesus, com suas próprias adaptações e singularidades. Em Caruaru, no Alto do Moura, o espetáculo será encenado hoje e no sábado, às 20h. Já no friozinho de Garanhuns, “Jesus, alegria dos homens”, que está em sua 27ª edição, tem sessões no Alto do Cristo do Magano, até amanhã, às 19h30. Em Gravatá, “A nossa Paixão”, está sendo encenada desde ontem , às 20h30, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

Veja também

Game põe Deus no controle; veja como Jesus foi parar em jogo que simula milagres
Deus virtual

Game põe Deus no controle; veja como Jesus foi parar em jogo que simula milagres

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'
Streaming

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'