PODCAST

Maria Bethânia discute Clarice Lispector em podcast literário

A produção terá disponibilização gratuita através da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles

Maria Bethânia, cantoraMaria Bethânia, cantora - Foto: Jorge Bispo

Conhecida como Abelha Rainha da MPB, Maria Bethânia usará sua voz para trazer ainda mais afago ao seu público com um podcast literário a partir de novembro. A informação foi confirmada pelo colunista Walter Porto, da Folha de S. Paulo.

Batizado de "Tabuleiro", o programa trará discussões sobre a literatura nacional em seis episódios. A produção será disponibilizada gratuitamente através da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles.

O primeiro episódio da produção, segundo o colunista, será centrado na produção literária da ucraniana naturalizada recifense Clarice Lispector. Seus textos de temáticas cotidiana, introspectiva e profunda se assemelham a muitas canções interpretadas por Bethânia. 

Além disso, a influência literária na carreira da cantora se faz presente em suas apresentações. Não é raro que Bethânia aproveite uma pausa, entre uma música e outra, ou até no meio da música, para recitar um poema ou o trecho de alguma prosa da literatura nacional. 

Bethânia também já encarou, junto com a professora Cleonice Berardinelli, imortal da Academia Brasileira de Letras, a leitura de poemas de Fernando Pessoa para a produção do filme "O Vento Lá Fora". Dado tudo isso, a participação da intérprete em um podcast sobre literatura se faz ainda mais relevante. 

De acordo com Walter Porto, a cantora, no episódio inicial do podcast, lerá trechos de romances e crônicas de Clarice em sincronia com músicas das jazzistas Billie Holiday e Mahalia Jackson. 

Para os próximos episódios, são esperados autores como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. Os compositores Chico Buarque e Caetano Veloso também devem ser tema de debate para Bethânia.  

Veja também

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter