Mariana Ximenes diz que 'Chocolate com Pimenta' é respiro em tempos de quarentena

A novela volta a ser exibida a partir desta segunda (20), no Viva

Cena da novela 'Chocolate com Pimenta'Cena da novela 'Chocolate com Pimenta' - Foto: Reprodução/Instagram

Na pequena cidade fictícia de Ventura, a jovem humilde e romântica Ana Francisca (Mariana Ximenes) está feliz da vida com a expectativa pelo seu baile de formatura. Tudo vai bem até ela ser chamada para receber o diploma. No centro do palco, o inesperado acontece: em uma armação de Bárbara (Lilia Cabral), um balde de tinta verde é jogado na mocinha, que sai da festa completamente humilhada e jurando vingança.

Inspirada em momento clássico do filme "Carrie, a Estranha" (1976), a cena se tornou uma das mais emblemáticas de "Chocolate com Pimenta" (Globo, 2003), que volta a ser exibida a partir desta segunda (20), no Viva. A novela já foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo -entre 2006 e 2007, e em 2012.

Embora seja uma das situações mais difíceis enfrentadas pela protagonista na trama, Mariana Ximenes, 38, sua intérprete, diz que é uma de suas cenas preferidas por simbolizar um ponto de virada de Ana Francisca. "Adoro e me divirto muito gravando, porque também sempre tem o fator surpresa, de como vai ser. Acho um barato."

Leia também:
Caio Castro, Vivianne Pasmanter e outros atores aparecem em dobradinha nas novelas da Globo
Ivete Sangalo terá live exibida ao vivo pela Globo em estreia de projeto multiplataforma


Aliás, guerras de torta na cara entre personagens são uma constante dessa história escrita por Walcyr Carrasco e que conquistou o público todas as vezes em que foi exibida. A trama une humor simples com pitadas de pastelão a uma mensagem de superação: a da jovem humilhada na escola, que deixa a cidade grávida do seu grande amor -Danilo (Murilo Benício)- e volta anos depois linda, rica e disposta a fazer justiça.

Apesar da referência ao longa de terror, "Chocolate com Pimenta" nada tem de assustadora. Pelo contrário, é uma novela leve, o que, segundo Ximenes, é ideal para o momento atual, em que o Brasil sofre as consequências do avanço do novo coronavírus.

De quarentena em São Paulo ao lado da sua mãe, Mariana Ximenes diz acreditar que é hora de se pensar mais no coletivo e refletir sobre mudanças comportamentais para o futuro depois da pandemia. "Não dá mais para viver como estávamos vivendo, um consumismo exacerbado, ninguém com tempo para nada (...) Está todo o mundo muito sensibilizado, muito conectado com as coisas mais simples da vida, e essa novela traz esses sentimentos da importância da amizade, da família, da união e da superação."

Para a atriz, fazer Ana Francisca, a sua primeira protagonista e um marco na sua carreira, foi um aprendizado também, porque a mocinha teve vários percalços ao longo da história, mas sempre soube se reinventar. Em determinado momento da trama, ela chega a perder tudo e precisa deixar o glamour de lado e literalmente colocar a mão na massa.

"Essa é uma boa mensagem que você pode voltar, se reerguer e mudar. E agir também, não adianta ficar esperando o bonde passar, porque as coisas não caem do céu", diz. Ximenes conta que até hoje muitas pessoas a abordam para contar como foram inspiradas pela mocinha.

Outros destaques de "Chocolate com Pimenta" são as personagens Márcia (Drica Moraes) e seu famoso bordão caipira "sou chique, bem"; e Bernadete (Kayky Brito), menino criado como menina. O dia da revelação da identidade dele foi um dos picos de audiência da trama: 41 pontos.

Veja também

Mariana Ximenes e Selton Mello gravam novela 'Nos Tempos do Imperador' na praia
Novelas

Mariana Ximenes e Selton Mello gravam novela 'Nos Tempos do Imperador' na praia

Marcos Oliveira, o Beiçola, diz que era tratado diferente em A Grande Família
Televisão

Marcos Oliveira, o Beiçola, diz que era tratado diferente em A Grande Família