Marrom como o básico da maquiagem

O poder do preto pode até continuar, mas ele agora divide o prestígio com a tonalidade castanha

Tendência para as festas de fim de anoTendência para as festas de fim de ano - Foto: SD Make/Divulgação

O marrom está para a maquiagem assim como o preto para o vestuário. Clássico e democrático, é o coringa de todas as horas. Sem falar que o tom é a menina dos olhos, literalmente, dos make up designers. A tendência virou febre depois que a celebridade americana Kylie Jenner começou a usar. A über top Gisele Bündchen também não dispensa a cor. Nem poderia. Afinal, é base universal do make up. "Usamos para dar profundidade, fazer marcações e contornos", defende o maquiador pernambucano Diógenes Coelho.

Mas como todo clássico sempre recebe uma repaginada de vez em quando, essa é a vez do marrom nos editoriais de moda e na indústria cosmética. "Os tons que estão na moda são os foscos, acobreados e metalizados. Cada um com um resultado: o fosco fechado é ótimo para dar profundidade. Os acobreados simulam efeito tridimensional, enquanto os metalizados criam um visual mais 'futurista'", detalha o make up artist e curador da marca SD Make Up, Duda Molinos.

"Marrom é fácil de aplicar porque combina com todos os tons de pele", defende a maquiadora sênior de O Boticário, Suelen Johann. A tonalidade, segundo Diógenes, pode ser quente ou fria. "A quente tende mais para o vermelho, e combina com a pele das mulheres negras. Já a fria é mais acinzentada e cai melhor nas mais brancas e loiras", ensina Diógenes.

Para acompanhar os olhos caramelados, cílios bem carregados e muita sombra. A boca também vem com tonalidades terrosas - das mais suaves às mais fortes. Molinos vai além e acredita que aplicar a mesma nuance de marrom em olhos e lábios dá super certo. "Hoje em dia tudo é possível", avisa.

Também dá para sapecar nos lábios uma cartela que passa pelo roxo, cereja, framboesa... "O importante é não apagar os lábios. Essa tendência nude já passou", avisa. Na verdade, nada de desaparecer com os olhos, nem com a boca. A proposta é caprichar nas tintas. Mas sem brilho, por favor, porque essa história de boca-que-acabou-de-comer-coxinha-frita não combina nadinha com o verão mate. Ainda que seja uma tarefa hercúlea conseguir deixar a pele seca nesse calor e nessa umidade do Recife.

Quem faz o estilo mais discreto ou quer uma maquiagem para o dia, Diógenes aconselha um olho esfumado de marrom mais suave e um mais escuro no côncavo, com o rímel e a boca seguindo a linha comportada. "Se quiser ousar, boca escura; ou marrom escuro metalizado nos olhos e lábios bege com um super delineador. Nada de vários tons misturados", decreta Diógenes.

O melhor de tudo é que não há look que brigue com o marrom. Apesar de muita gente não curtir a cor quando ela vai para o vestuário, Suelen Johann sugere que produção totalmente caramelizada funciona que é uma beleza.

Veja também

Daniela Mercury fará live de Carnaval
Axé

Daniela Mercury fará live de Carnaval

Murilo Benício celebra volta de 'Chocolate com Pimenta': 'Ficou no coração das pessoas'
Novelas

Murilo Benício celebra volta de 'Chocolate com Pimenta': 'Ficou no coração das pessoas'