''Masterchef Celebridades'' ignora a culinária e arrisca o esgotamento de principal franquia da Band
A emissora e a direção do programa tentam fazer a sua parte, mas os devaneios dos participantes tornam a produção verborrágica
O êxito do ''Masterchef Brasil'' colocou a gastronomia em um lugar de destaque na grade da Band. Embora levemente enfraquecido, é o reality culinário que ajuda a emissora a fechar as contas. Por isso, é normal que a Band pense mais na exibição do programa na grade e o dinheiro que seus anúncios geram do que no esgotamento da ideia.
Leia também
• Fazenda Churrascada inaugura no Recife em soft-opening, no dia 9 de dezembro; saiba mais
• Terroir Nordeste é nova revista de gastronomia do Recife, com lançamento em 9 de dezembro
• Marca recifense A'Macarons lança campanha de produtos para o fim do ano
Ao longo da última década, surgiram edições para crianças, profissionais, confeiteiros e, mais recentemente, para pessoas acima de 60 anos. Agora, chegou a vez de mais uma versão da franquia ir ao ar, o ''Masterchef Celebridades''.
Baseado no formato original da inglesa BBC, a história do programa com a emissora começou de forma tímida e despretensiosa. Em 2014, sem tanto capital de investimento, a Band recrutou chefs até então desconhecidos do grande público para o júri técnico e contratou a jornalista Ana Paula Padrão para ter ao menos um nome de peso entre os envolvidos.
De personalidades distintas e bons de frases e improviso, o trio formado por Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella resultou em uma azeitada conexão com Ana Paula. E a partir da interação dos quatro com os participantes de cada edição acontece a tão esperada humanização, que muitas vezes é forçada nos realities-shows. O ''Masterchef Brasil'' conquistou o público justamente por conta da mistura do capital humano e da boa apresentação da gastronomia como entretenimento.
Ao longo da última década, a saída de Paola quase que pôs tudo a perder. Generosa e geniosa, a mais charmosa do trio de jurados originais foi ter destaque solo no Grupo Globo. A Band correu atrás do prestigiado nome de Helena Rizzo que, aos poucos, foi imprimindo seu estilo mais jovial e direto. Com um time completo e relevante em mãos, mesmo que a ideia esteja esgotada, o programa sobrevive a partir do interesse de um público fiel.
Lançado na cola da segunda temporada do ''Masterchef Confeitaria'', a edição com celebridades reúne até um time bem conhecido do grande público, com destaque para a cantora Valesca Popozuda, a apresentadora Márcia Goldsmith, a jornalista Rachel Sheherazade e nomes das artes cênicas como Julianne Trevisol, Leonardo Miggiorin e Luciano Szafir. Na contramão das outras versões do programa, onde boa parte dos participantes reunia técnica e paixão pela gastronomia, a maioria dos famosos está no estúdio apenas para aparecer e gerar notícias em redes sociais e sites de fofoca.
Se ao menos os participantes tivessem alguma preparação ou inspiração natural para cozinhar, o resultado poderia ser mais interessante. Porém, com o ego natural de quem já tem visibilidade, o que se vê é pura pompa e, muitas vezes, falta de respeito entre si e com os jurados. Experientes como formato, a Band e a direção do programa tentam fazer a sua parte, mas os devaneios dos participantes, em especial Márcia e a cantora Gilmelândia, tornam a produção verborrágica e tiram o foco do que realmente interessa: a boa técnica de culinária.
''Masterchef Celebridades'' – Band – terças, às 22h20.

