Cultura

Maya Angelou é homenageada na linha de mulheres inspiradoras da Barbie

A Mattel diz que a boneca foi esculpida para lembrar Angelou

Maya Angelou é homenageada na linha de mulheres inspiradoras da BarbieMaya Angelou é homenageada na linha de mulheres inspiradoras da Barbie - Foto: Mattel/Divulgação

A fabricante de brinquedos Mattel anunciou nesta semana o lançamento da versão Barbie da ativista, escritora e professora Maya Angelou (1928-2014). A boneca faz parte da linha "Mulheres Inspiradoras".

De acordo com a empresa, a intenção dessa linha é homenagear as "heroínas incríveis de seu tempo". "[São] mulheres corajosas que assumiram riscos, mudaram regras e abriram caminho para que gerações de meninas sonhassem mais do que nunca", diz o texto de divulgação.

Ao longo da vida, Angelou recebeu diversos prêmios, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade. Ela também foi indicada ao National Book Award por sua autobiografia "Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola", de 1970, e recebeu mais de 50 títulos de doutor honoris causa. Em 1993, ela se tornou a primeira afro-americana e poetisa a falar na posse presidencial dos Estados Unidos.

A Mattel diz que a boneca foi esculpida para lembrar Angelou. Ela apresenta "um corpo curvilíneo e articulação para infinitas possibilidades de poses". Além disso, vem vestida com um turbante e vestido com estampa floral.

Guy Johnson, filho da ativista, disse torcer para que a boneca "inspire novas gerações de professores, escritores e ativistas". " Minha mãe foi uma pioneira e uma ativista com um espírito invencível pela justiça", disse ao programa Today.

"Por meio de suas palavras e ações, ela desenvolveu uma capacidade única de criar conexões profundas com pessoas ao redor do mundo", continuou. "Ela costumava dizer: 'Escrevo a partir da perspectiva negra, mas viso o coração humano'."

A boneca já está à venda no site da Mattel por US$ 29,99 (cerca de R$ 160), com limite de duas unidades por cliente. No entanto, mesmo ainda em fase de pré-venda, ela já esgotou. A Mattel diz que está providenciando mais unidades.

A linha "Mulheres Inspiradoras" tem também bonecas da cantora Ella Fitzgerald, da enfermeira Florence Nightingale e da ativista Rosa Parks, entre outras. Também já foram homenageadas a pintora Frida Kahlo, a aviadora Amelia Earhart e a funcionária da Nasa Katherine Johnson, mas as bonecas estão fora de estoque.

Veja também

DJ KÄNT lança show gravado no Forte de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho
Audiovisual

DJ KÄNT lança show gravado no Forte de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho

'Your Honor' marca o retorno de Bryan Cranston na TV
Uma Série de Coisas

'Your Honor' marca o retorno de Bryan Cranston na TV