POP

MC Zaac e Anitta: o novo funk tipo 'exportação'

Zaac, Anitta e Tyga lançam música juntosZaac, Anitta e Tyga lançam música juntos - Foto: Divulgação

Há alguns anos, o funk tem trocado de lugar nas manchetes de veículos nacionais e internacionais, saltando de um espaço marginalizado para um solo fértil de novos hits e parcerias entre brasileiros e estrangeiros. É através do gênero musical que uma ponte vem sendo construída para que artistas nacionais alcancem as plataformas de todo o mundo. Desta vez, MC Zaac e Anitta lançam “Desce Pro Play (Pa Pa Pa)”, uma colaboração com o rapper norte-americano Tyga. O single, disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira (26), marca a terceira parceria conjunta dos brasileiros com um nome estrangeiro.

 

O próprio Zaac, nome artístico de Isaac Daniel Júnior, de 27 anos, acumula colaborações internacionais desde a separação da dupla com Jerry Smith, em 2017, com o qual havia emplacado sucessos, como “Bumbum Granada”. Naquele mesmo ano, o artista era convidado por Anitta para participar da música “Vai Malandra”, quarta produção do projeto “CheckMate”, também com o estadunidense Maejor - conhecido por produzir e escrever para Justin Bieber, Ciara e Iggy Azalea. O videoclipe, uma exaltação à cultura das favelas do Rio de Janeiro, viralizou e bateu recordes para o cenário brasileiro. Foi a primeira canção a alcançar o top 20 global do Spotify e contém milhões de visualizações em outras plataformas.


Nos últimos três anos, os dois alçaram caminhos diferentes nas carreiras, mas continuaram marcando parcerias de sucesso. Depois do bem sucedido projeto, Anitta seguiu colaborando com nomes latinos e norte-americanos, a exemplo de J Balvin, Maluma, Black Eyed Peas, Madonna e Becky G. Já o MC fez participação em “Are U Gonna Tell Her", música e videoclipe lançados no último fevereiro pela sueca Tove Lo. “O funk sempre foi visto de forma muito marginalizada, com muito preconceito, mas com o trabalho de tantos músicos incríveis que temos no País, conseguimos crescer e hoje o nosso ritmo está indo para o mundo em forma única de arte e superação”, conta Zaac, em entrevista à Folha de Pernambuco.


Em “Desce Pro Play”, há claras referências ao hip hop dos anos 2000, que mistura o rap, R&b e o pop, principalmente de produções do Timbaland e The Neptunes. A produção ficou a cargo da Brabo Music, responsável por sucessos recentes de Luisa Sonza, Pabllo Vittar e Iza. “O processo de composição foi junto com os produtores da Brabo Music, eles me mostraram a batida e fomos escrevendo a letra em cima. Fluiu muito rápido e fizemos de uma forma divertida. Convidei Anitta para participar da música e ela sugeriu também chamarmos o Tyga, que topou”, explica o cantor. Já o videoclipe foi gravado em três cidades distintas, em respeito ao isolamento social: Rio de Janeiro, São Paulo e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Internacionalização do gênero

 


Em um processo semelhante a outros gêneros musicais afro-diaspóricos, como o reggae, dancehall e reggaeton, o funk vem sendo a aposta de artistas do mainstream. Um desses exemplos é Madonna, conhecida por ser a rainha do pop, com o funk “Faz Gostoso”, com Anitta, para o álbum “Madame X”, em 2019. A própria brasileira foi palco de uma discussão nas últimas semanas, em um áudio divulgado por “Ludmilla”, em que a carioca afirmou ter “trabalhado árduo para colocar o funk para o mundo”. O material fazia referência à “Malokera” - parceria de Ludmilla com MC Lan, Skrillex, Troyboi e Ty Dolla $ign -, a qual havia sido trilha sonora do desfile da grife da cantora Rihanna no ano passado. A intérprete também colaborou com Jeremih, Cardi B (a ser lançado) e Maejor.

Apesar das conquistas internacionais, sendo o gênero mais executado fora do Brasil segundo o Spotify, o funk tem um solo firme em território nacional. Exemplo disso é o primeiro videoclipe a atingir 1 bilhão de visualizações no Youtube, a música “Bum Bum Tam Tam”, lançada em 2017 pelo MC Fioti. Distante da era dos streamings, a carioca Deize Tigrona teve a música “Injeção”, 2002, sampleada pela rapper inglesa M.I.A. no single "Bucky Done Gun".

Veja também

Mumuzinho celebra entrada no The Voice Kids e diz que programa deixa dias mais leves
Reality

Mumuzinho celebra entrada no The Voice Kids e diz que programa deixa dias mais leves

Festa em A Fazenda 12 tem selinhos, desentendimentos e surto de Jojo Todynho
Reality

Festa em A Fazenda 12 tem selinhos, desentendimentos e surto de Jojo Todynho