Cultura+

Meditação Essencial: técnicas tibetanas

O livro A prática da Meditação Essencial traz a leveza, o conhecimento e a espontaneidade da palestra proferida por Sua Santidade Dalai Lama, em Londres.

A prática da Meditação Essencial, Dalai LamaA prática da Meditação Essencial, Dalai Lama - Foto: Mariomar Teixeira

Tenho o excelente hábito de fazer leitura antes de dormir. Na última sexta-feira (16/08), deitei e peguei o livro A prática da Meditação Essencial - técnicas Tibetanas para Descobrir a Natureza Real da Menta e Alcançar a Paz Interior de Dalai Lama, organizado por Jeffrey Hopkins.

O que seria uma simples leitura para relaxar, tornou-se um encanto e celeridade como uma forte vontade de comer com um bonito e gostoso prato na sua frente; simplesmente cheguei a metade do livro em poucas horas, deixando a continuação à noite seguinte em decorrência dos compromissos outrora agendados.

O tradutor Jeffrey Hopkins, buscou seguir a sua função ao pé da letra, mas com certeza ele envolveu toda a admiração desenvolvida para com Sua Santidade (é o pronome de tratamento dado a líderes religiosos notáveis) Dalai Lama nas palestras proferidas no Camden Centre, em Londres, sobre meditação. Logo no prefácio o toque de acontecimentos interessantes desperta para seguir avante no tema do livro.

Na palestra, a Sua Santidade, fala das emoções como o ódio, que por residir na mente humana é muito perigoso, pois ultrapassa a falta da compaixão e o desrespeito pelo direito dos outros. E para o surgimento da Paz, que essa seja duradoura, é importante o desenvolvimento da confiança, o respeito, o amor e a bondade entre todas as pessoas. Por tudo isso começar com a forma de pensar.

Assim, vem à tona o tema sobre a mente e os processos de como identificar os pensamentos e trabalhá-los, consequentemente surge a meditação. Ele descreve a seguinte técnica, entre outras:

“...para identificar a natureza básica da mente, primeiro pare de se lembrar do que aconteceu no passado, depois pare de pensar no que pode acontecer no futuro - deixe a mente fluir por sua livre vontade, sem sua cobertura de pensamentos. Deixe a mente descansar em seu estado natural e observe-a por algum tempo.”

No percurso do livro, com leveza, excelentes mensagens e reflexões nos trazem o relaxamento e a desconexão dos turbilhões de responsabilidades da vida com a sensação de tirar o mundo das costas.

O autor faz uma ressalta sobre a vida e a morte, como a importância da meditação baseada no sistema tibetano da Grande Completude nos envolvendo com uma paz; e, ao mesmo tempo com conhecimentos do grande yogue Patrul Rinpoche (1808-1887).

O livro nos faz refletir sobre a distinção entre a consciência mais profunda e a mente, estimulando a se colocar no âmago da consciência mais profunda e a libertação das concepções.

Indico o livro para todos, até para aliviar o estresse do dia a dia, assim como aos que buscam conhecer antigos estudos sobre mente, meditação e até uma visão da Escola da Antiga e a Nova tradução. Destaco que a palavra outrora citada é tradução e não tradição, pois a linguagem é alterada com o passar do tempo em todas as culturas.

A leitura do livro foi toda envolvida com riscos a lápis e destaques para absolver da melhor forma o conhecimento; assim como aceitar a sugestão que melhor vejo para reduzir a estresse ao desenvolver a espontaneidade o máximo possível: “A base do caminho espiritual compreende a pureza essencial e a espontaneidade” (p. 150).

Afinal, reduzir o estresse é qualidade de vida. No meu caso, fazer leitura é qualidade de vida também: boa leitura!!!

Sugestões de locais para adquirir os livros A prática da Meditação Essencial - técnicas Tibetanas para Descobrir a Natureza Real da Menta e Alcançar a Paz Interior de Dalai Lama, organizado por Jeffrey Hopkins. São Paulo: Pensamento, 2019:

Livraria Jaqueira - Rua Antenor Navarro, 138 - Jaqueira, Recife - PE. Contato: (81) 3265-9455.

Livraria Leitura - Shopping Tacaruna - Avenida Governador Agamenon Magalhães, 153 - 30 - L1 - Santo Amaro, Recife - PE. Contato: (81) 3221-0338.

Livraria da Praça - Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte, Recife - PE. Contato: (81) 3019-0259.

Milhões de beijos iluminados,


Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp – E-mail: [email protected]. Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar, cozinhar e jardinagem. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter