Meditação Essencial: técnicas tibetanas

O livro A prática da Meditação Essencial traz a leveza, o conhecimento e a espontaneidade da palestra proferida por Sua Santidade Dalai Lama, em Londres.

A prática da Meditação Essencial, Dalai LamaA prática da Meditação Essencial, Dalai Lama - Foto: Mariomar Teixeira

Tenho o excelente hábito de fazer leitura antes de dormir. Na última sexta-feira (16/08), deitei e peguei o livro A prática da Meditação Essencial - técnicas Tibetanas para Descobrir a Natureza Real da Menta e Alcançar a Paz Interior de Dalai Lama, organizado por Jeffrey Hopkins.

O que seria uma simples leitura para relaxar, tornou-se um encanto e celeridade como uma forte vontade de comer com um bonito e gostoso prato na sua frente; simplesmente cheguei a metade do livro em poucas horas, deixando a continuação à noite seguinte em decorrência dos compromissos outrora agendados.

O tradutor Jeffrey Hopkins, buscou seguir a sua função ao pé da letra, mas com certeza ele envolveu toda a admiração desenvolvida para com Sua Santidade (é o pronome de tratamento dado a líderes religiosos notáveis) Dalai Lama nas palestras proferidas no Camden Centre, em Londres, sobre meditação. Logo no prefácio o toque de acontecimentos interessantes desperta para seguir avante no tema do livro.

Na palestra, a Sua Santidade, fala das emoções como o ódio, que por residir na mente humana é muito perigoso, pois ultrapassa a falta da compaixão e o desrespeito pelo direito dos outros. E para o surgimento da Paz, que essa seja duradoura, é importante o desenvolvimento da confiança, o respeito, o amor e a bondade entre todas as pessoas. Por tudo isso começar com a forma de pensar.

Assim, vem à tona o tema sobre a mente e os processos de como identificar os pensamentos e trabalhá-los, consequentemente surge a meditação. Ele descreve a seguinte técnica, entre outras:

“...para identificar a natureza básica da mente, primeiro pare de se lembrar do que aconteceu no passado, depois pare de pensar no que pode acontecer no futuro - deixe a mente fluir por sua livre vontade, sem sua cobertura de pensamentos. Deixe a mente descansar em seu estado natural e observe-a por algum tempo.”

No percurso do livro, com leveza, excelentes mensagens e reflexões nos trazem o relaxamento e a desconexão dos turbilhões de responsabilidades da vida com a sensação de tirar o mundo das costas.

O autor faz uma ressalta sobre a vida e a morte, como a importância da meditação baseada no sistema tibetano da Grande Completude nos envolvendo com uma paz; e, ao mesmo tempo com conhecimentos do grande yogue Patrul Rinpoche (1808-1887).

O livro nos faz refletir sobre a distinção entre a consciência mais profunda e a mente, estimulando a se colocar no âmago da consciência mais profunda e a libertação das concepções.

Indico o livro para todos, até para aliviar o estresse do dia a dia, assim como aos que buscam conhecer antigos estudos sobre mente, meditação e até uma visão da Escola da Antiga e a Nova tradução. Destaco que a palavra outrora citada é tradução e não tradição, pois a linguagem é alterada com o passar do tempo em todas as culturas.

A leitura do livro foi toda envolvida com riscos a lápis e destaques para absolver da melhor forma o conhecimento; assim como aceitar a sugestão que melhor vejo para reduzir a estresse ao desenvolver a espontaneidade o máximo possível: “A base do caminho espiritual compreende a pureza essencial e a espontaneidade” (p. 150).

Afinal, reduzir o estresse é qualidade de vida. No meu caso, fazer leitura é qualidade de vida também: boa leitura!!!

Sugestões de locais para adquirir os livros A prática da Meditação Essencial - técnicas Tibetanas para Descobrir a Natureza Real da Menta e Alcançar a Paz Interior de Dalai Lama, organizado por Jeffrey Hopkins. São Paulo: Pensamento, 2019:

Livraria Jaqueira - Rua Antenor Navarro, 138 - Jaqueira, Recife - PE. Contato: (81) 3265-9455.

Livraria Leitura - Shopping Tacaruna - Avenida Governador Agamenon Magalhães, 153 - 30 - L1 - Santo Amaro, Recife - PE. Contato: (81) 3221-0338.

Livraria da Praça - Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte, Recife - PE. Contato: (81) 3019-0259.

Milhões de beijos iluminados,


Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp – E-mail: [email protected]. Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar, cozinhar e jardinagem. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Oscar do ano que vem terá cerimônia presencial em abril, afirma revista
Oscar

Oscar do ano que vem terá cerimônia presencial em abril, afirma revista

Kelly Clarkson pode ter de pagar mais de R$ 2 milhões mensais ao ex após divórcio
Famosos

Kelly Clarkson pode ter de pagar mais de R$ 2 milhões mensais ao ex após divórcio