Cultura

Memorial Luiz Gonzaga promove live sobre obra do Rei do Baião

Live "De São João para Gonzaga, de Gonzaga para São João”, acontece na próxima sexta-feira e será transmitida pelo Youtube

O Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de CulturaO Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura - Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30, o legado do Velho Lua será tema de uma conversa virtual animada e embalada por muito forró, com a participação de músicos e poetas
 
As sanfonas choram de saudade do arrasta-pé, que vai precisar ser adiado por mais um ano. Mas o bate-papo junino está garantido. Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30, o Memorial Luiz Gonzaga promove a live “De São João para Gonzaga, de Gonzaga para São João”, que será transmitida pelo Youtube, no link: youtu.be/D97dbRxzqvY.
 
A conversa, conduzida pelo gestor do Memorial, José Mauro de Alencar, tratará da influência dos símbolos religiosos nos folguedos juninos e sobre a participação do Rei do Baião e seu legado nas festividades mais nordestinas do calendário brasileiro.


Para participarem da conversa, foram convidados o Padre Brás, de São José do Egito, para falar sobre a origem da festa; o cientista social Marcos Leite, que tratará da religiosidade popular, num passeio pelas crendices e simpatias típicas do ciclo; além do poeta Xico Bizerra e do músico e jornalista Bruno Lins, que falarão sobre a importância de Gonzaga para o arrasta-pé junino até hoje.
 
Tudo isso intercalado por audições de clássicos do Velho Lua, que completaria 109 anos no dia 13 de dezembro. Até hoje, segue botando o fole pra roncar e o coração nordestino pra bater ligeiro que só triângulo de trio pé de serra.
 
O Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No momento, atua por meio de programação virtual, devendo ser reaberto ao público após passar por melhorias, asseguradas pelo Projeto Move Cultura - Movimento de Qualificação dos Equipamentos Culturais.

Veja também

Secretários de Cultura falam que negligência da gestão Bolsonaro levou a incêndio na Cinemateca
Cinemateca

Secretários de Cultura falam que negligência da gestão Bolsonaro levou a incêndio na Cinemateca

"O Senhor dos Anéis": série da Amazon ganha data de lançamento
Streaming

"O Senhor dos Anéis": série da Amazon ganha data de lançamento