Cultura+

Mestre de cerimônias da Alepe abraça a carreira musical no São João

Hildebrando Marques, de 71 anos, atua no cerimonial da Assembleia Legislativa de Pernambuco e, nas horas vagas, se dedica à sanfona

Hildebrando Marques tem três discos gravados Hildebrando Marques tem três discos gravados  - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A voz marcante de Hildebrando Marques acompanha todas as sessões solenes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Mas quando chega o período junino, o mestre de cerimônias de 71 anos abre mão da formalidade do plenário, tira o paletó e abraça a sanfona. Ao lado da banda de forró pé de serra Xamêgo do Amor, ele revela a sua veia artística nos palcos de diversas cidades pernambucanas, mantendo viva uma paixão cultivada desde a infância.

Natural de Carpina, Hildebrando iniciou sua relação com a música inspirado no pai, que era barbeiro e tocava acordeon nas horas vagas. "Quando ele saía para trabalhar, eu aproveitava e mexia na sanfona de oito baixos. Fazia escondido, porque sabia que ele tinha um ciúme danado", revela. Certo dia, o menino acabou flagrado pelo pai, que viu talento no filho e resolveu incentivá-lo. Já familiarizado com o instrumento, passou a tocar nas festas de casamento e batizado da região.

Apesar da aptidão para a música, o carpinense encara a carreira artística como secundária em sua vida. "De segunda a sexta-feira, estou na assembleia. Há dias que largo só depois das 22h, por conta das sessões. Isso não me atrapalha, porque a música é só um hobby para mim. Dou prioridade à Alepe, que é meu ganha-pão", comenta.

Só quando os festejos juninos começam é que a sanfona ganha destaque. Nessa época do ano, Hildebrando encara uma agenda de apresentações nos finais de semana. Em cidades do Interior, como Carpina e Paudalho, o público que o acompanha nos shows nem desconfia da sua rotina diária.

Leia também:
Ed Carlos: 30 anos de carreira com homenagem na Alepe
Unidos pelo forró, casais vivem parceria na vida e na arte


Funcionário público concursado da Alepe há 35 anos, o irmão do finado jornalista e político Paulo Marques (1948-2006) ocupa atualmente o cargo de gerente do sistema de som. Sua experiência pregressa como comunicador o fez ser nomeado também para a função de apresentar os eventos especiais realizados na casa.

"Entrei na comunicação nos anos 1970, trabalhando na Rádio Planalto, em Carpina, minha terra natal. Quando me mudei para o Recife, passei por várias emissoras. Por isso, quando virei mestre de cerimônias, já tinha familiaridade com o microfone. Mas é diferente estar no meio de tantas autoridades e se manter sereno, sem se impressionar com a patente de ninguém", conta.

Hildebrando Marques é funcionário da Alepe há 35 anos

Hildebrando Marques é funcionário da Alepe há 35 anos - Crédito: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco



Além de coletâneas e participações em discos de outros artistas, Hildebrando possui três álbuns lançados. O mais recente, "Um forrozeiro no pé de serra", possui 14 faixas, incluindo três músicas autorais e sucessos de compositores como Dominguinhos, Aciolly Neto e Beto Hortis.

Como compositor, ele já teve canções gravadas por nomes como Paulinho do Acordeon e Aracílio Araújo. Durante cinco anos, também atuou como apresentador do programa "Mosaico Cultural", exibido aos sábados pela TV Nova Nordeste, no qual recebia representantes da cultura popular, como cordelistas, forrozeiros e cantadores de viola.

Seja como cantor ou como mestre de cerimônias, Hildebrando tem na voz a sua principal ferramenta de trabalho. Especialmente no período de shows, ele procura seguir o conselho recebido de Luiz Gonzaga, ainda na juventude. "Ele me disse que quem trabalha com a voz não deve tomar bebida gelada. Confesso que negligenciei um pouco isso, mas de uns tempos para cá tenho sido mais cuidadoso", confessa.

 

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter