Cultura+

Mestre Luiz Antonio é escolhido I Patrimônio Vivo de Caruaru

Discípulo de Mestre Vitalino foi o escolhido por meio de votação popular

Mestre Luiz Antonio, I Patrimônio Vivo de CaruaruMestre Luiz Antonio, I Patrimônio Vivo de Caruaru - Foto: Divulgação

O Mestre Luiz Antônio, discípulo de Mestre Vitalino, foi escolhido o I Patrimônio Vivo de Caruaru, eleito pelo voto popular com 1430 indicações. Artesão desde os dez anos de idade, ele ampliou o seu universo da modelagem do barro e passou a esculpir, além de temas do cotidiano nordestino, produção de esculturas de profissões.

Idealizado pela Fundação de Cultura e Turismo (FCTC) da cidade do Agreste, agora a eleição segue para uma segunda fase, ocasião em que serão escolhidos outros quatro nomes representativos da cultura de Caruaru. O intuito é oferecer apoio financeiro e de preservação com incentivos ao processo de criação, divulgação e técnicas, modos de fazer e saberes da arte tradicional, entre outros pontos.

Leia também:
Parabéns, 'Seu Luiz', nosso eterno 'Rei do Baião'
Ariano e Nóbrega: um mestre reverencia outro, no palco da Caixa Cultural


Trinta e dois nomes foram habilitados pelo edital, com análise de méritos artísticos e culturais. Mestre Luiz Antonio foi o escolhido pela população. Os demais candidatos passarão por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da FCTC; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru. Ao todo, neste primeiro edital, cinco integrantes passarão a ser registrados como Patrimônio Vivo.

Veja também

Sueco Ruben Ostlund ganha sua segunda Palma de Ouro por 'Triangle of Sadness'
Festival de Cannes

Sueco Ruben Ostlund ganha sua segunda Palma de Ouro por 'Triangle of Sadness'

Adiada a segunda noite de show de Caetano Veloso no Guararapes
Música

Adiada a segunda noite de show de Caetano Veloso no Guararapes