Militância no cinema universitário

A terceira edição do festival MOV começa hoje e segue até o domingo, no Cinema São Luiz

O festival começa hoje, com “Ressurgentes, um filme de ação direta”, de Dácia IbiapinaO festival começa hoje, com “Ressurgentes, um filme de ação direta”, de Dácia Ibiapina - Foto: Divulgação

Com o objetivo de dar visibilidade às produções cinematográficas universitárias e ainda promover o diálogo entre os integrantes de diferentes países, o MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco chega à sua 3ª edição a partir de hoje. Até domingo, cerca de 60 curtas e longas-metragens nacionais e internacionais serão exibidos no Cinema São Luiz, no Centro do Recife, com ingressos a R$ 3.

Entre as produções da competitiva brasileira estarão “Disforia Urbana”, de Lucas Simões (UFPE), “O menino do dente de ouro”, de Rodrigo Sena (UNP) e “Putta”, de Lílian Alcântara. Já na competitiva internacional, filmes como “How are you today?”, de Sophie Markatatos (Reino Unido) e “Abducción”, de José Antonio Ayala Galindo (México) participarão da disputa. Toda a programação das mostras competitivas do festival será exibida com legenda para pessoas com deficiência auditiva.

Este ano, as sessões temáticas irão focar na militância estudantil. De acordo com Vinicius Gouveia, um dos criadores e coordenador de produção do MOV, a decisão se deu após o movimento de ocupações em escolas e universidades de todo o País. “Sempre abarcamos temas pontuais e as ocupações estiveram presentes em 2016. Além disso, iremos contemplar assuntos que permeiam o mundo juvenil, como o feminismo, por exemplo. Temos uma equipe de curadores diversa, o que possibilita uma programação diferenciada, com produções que contemplem uma série de abordagens”, explicou.

Para reforçar a temática, o evento exibirá “Ressurgentes: um filme de ação direta” (2014), de Dácia Ibiapina, hoje, às 19h, e ainda o documentário “Cabra marcado pra morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, no sábado, às 20h15.

O MOV promoverá ainda uma roda de diálogo sobre o tema “O Cinema Universitário - Do processo ao produto” que ocorrerá neste sábado, às 16h, no primeiro andar do Cinema São Luiz. Entre os focos da conversa estarão os desafios de se produzir filmes de criação. A entrada é gratuita. Ainda no sábado, serão exibidos curtas da mostra de documentários portuguesa DocLisboa.

Haverá também duas oficinas de especialização: “Introdução ao Roteiro Cinematográfico”, ministrada por Leo Falcão, e “Fotografia Digital e Câmeras DSRL”, com Annyela Rocha. Os eventos, que acontecem simultaneamente, serão sediados no Porto Mídia, no Bairro do Recife.

Mov Infantil

Uma novidade desta edição do MOV será a programação destinada ao público infantil. As exibições irão ocorrer no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, onde o evento será encerrado. “Teremos sessões gratuitas feitas por crianças e destinadas para as crianças. A ideia é promover um momento que toda a família possa acompanhar, além de mostrar o que as crianças têm produzido. É uma forma de instigá-las desde cedo para que elas vejam que é possível fazer cinema”, completou Vinicius.

Veja também

Salgadinho bomba na internet após áudios vazados de Juliette
BBB 21

Salgadinho bomba na internet após áudios vazados de Juliette

'Foi um processo bem difícil', diz Ivy Moraes, ex-BBB, ao dar entrada no divórcio
Famosos

'Foi um processo bem difícil', diz Ivy Moraes, ex-BBB, ao dar entrada no divórcio