FESTIVAL

MIMO Festival inicia programação on-line nesta sexta com atrações pernambucanas em destaque

Em três dias, o festival passará por São Paulo, Rio de janeiro e Olinda

OTTOOTTO - Foto: José Holanda/Divulgação

Um dos festivais de música mais importantes do País, o MIMO estreia nesta sexta-feira (26) com participação de nomes musicais de cinco continentes. O circuito, que acontece normalmente em espaços do patrimônio cultural de cidades históricas brasileiras, agora será exibido no YouTube durante três dias, cada um em uma cidade diferente: São Paulo, Rio de Janeiro e Olinda. 

Segundo a organização, haverá a prioridade da musica nacional em sua grade. Shows inéditos e exclusivos, filmes, palestras e workshops serão transmitidos pelo canal do MIMO Festival no YouTube. O festival terá shows no MIMO São Paulo nesta sexta (26), o MIMO Rio de Janeiro no sábado (27) o MIMO Olinda no domingo (28).

O terceiro dia do festival será pernambucano, abrindo com  Natascha Falcão fazendo a performance de pré-lançamento do álbum “Ave Mulher”, que que traz o coco urbano do Recife. O Line-up ainda tem Almério e Zé Manoel, que apresenta o álbum “Do meu coração nu”. O último dia também trará o show do coletivo francês Nouvelle Vague, gravado em Paris. 

ATRAÇÕES

26/03 - MIMO SP

A partir das 18h30

18h30 - DJ Montano

18h55 - Cristina Braga, Marcus Ribeiro e Ricardo Medeiros

19h10 - Duda Brack

20h - Cida Moreira 

21h - Otto


27/03 - MIMO RJ

A partir das 17h

17h - DJ Montano

17h25 - Duo Santoro

17h40 - Luciane Dom

18h15 - Caio Prado

19h10 - Tuyo

20h05 - Pedro Luis

21h10 - Luedji Luna


28/03 - MIMO Olinda

A partir das 17h

17h - DJ Montano

17h25 - Ana de Oliveira e Sergio Ferraz

17h40 - Natascha Falcão

18h15 - Almério

19h10 - Zé Manoel 

20h - Nouvelle Vague 

 

FESTIVAL MIMO DE CINEMA

Além de tudo isso, a programação não poderia deixar de contar com o Festival MIMO de Cinema, onde serão oferecidos seis (6) filmes durante os três dias de evento através da plataforma Vimeo. Os links serão divulgados e o público poderá assistir a qualquer momento desse período.


Plataforma de exibição: www.vimeo.com/mimofestival  (VOD) 


NOUVELLE VAGUE BY NOUVELLE VAGUE 

Direção: Marc Collin

DOC | 1h14 | 2017 | França

O filme do músico e produtor Marc Collin, que idealizou a gravação de clássicos do punk e do new wave com a batida da Bossa Nova nas vozes de jovens cantoras, conta a história do sucesso mundial do coletivo francês liderado por ele e Olivier Libaux, através de imagens de arquivo (filmes caseiros, com cenas de estúdio, camarins e turnês, clipes e aparições na TV).

 

ALÔ...TUDO BEM? 

Direção: Helios Molina

DOC | 1h08 | 2020 | França

De que forma a extrema-direita está destruindo a máquina cultural do país, interferindo na criação dos artistas? O filme ouve Perfeito Fortuna, BNegão, Gregório Duvivier, Benedita da Silva, Marcelo Freixo e outros. "Não é um filme militante, ele descreve, através dos entrevistados, uma situação política degradante, com nuances de poesia musical e visual".  

 

VINYL, POEIRA E GROOVES

Direção: Diego Casanova

DOC | 1h10 | 2018

No início dos anos 2000, com o advento dos suportes digitais, o disco de vinil perdeu espaço no mercado fonográfico brasileiro. Entretanto, diversas manifestações em todo o país permitiram manter viva a cultura do vinil, que atualmente move uma economia poderosa. O documentário reúne algumas dessas histórias. 

 

ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR

Direção: Fernando Moraes

DOC | 1h20 | 2019 | BA 

O filme narra a trajetória do cantor, ator, dançarino, produtor teatral performer e artista plástico baiano, através de cenários culturais dos anos  1960 a 1980, com depoimentos de Caetano Veloso, Renato Piau, Rubens Lima Jr, João Carlos Rodrigues e das transformistas Rogéria, Jane di Castro e Claudia Celeste a suas memórias. Direção musical de Zeca Baleiro.

 

A HISTORIA DE UM SILVA

Direção: Marcelo Guiarte e Felipe Bretas

DOC | 1h17 | 2019 | RJ

A produção aborda a vida e a carreira do funkeiro MC Bob Rum, responsável por um dos clássicos do gênero, o "Rap do Silva", que despontou na década de 1990. Com depoimentos de amigos e da família, o filme mostra desde a sua infância, passando pela descoberta da relação com a música, até os altos e baixos da vida artística.

 

CLARA ESTRELA

Direção: Rodrigo Alzuguir e Susanna Lira

DOC | 1h12 | 2017

O filme narra, na primeira pessoa, a trajetória de Clara Nunes (1942-1983), que conquistou o Brasil e é considerada uma das mais importantes artistas da música popular brasileira. O documentário é construído por depoimentos da cantora na mídia, na voz da atriz Dira Paes, que são permeados por imagens oníricas, a fim de traduzir seu universo místico.

 


WORKSHOPS

Uma série de workshops, voltada para o universo do áudio nas produções musicais, sob a coordenação de Daniela Pastore, professora universitária de Produção Fonográfica, está sendo oferecida nesta edição especial do MIMO Festival. 

Os primeiros 30 alunos que entrarem na sala nos dias do evento poderão interagir com os professores. Os demais poderão assistir à aula, que será transmitida em tempo real no canal do MIMO Festival no Youtube.


Plataforma de participação: Zoom (Ao vivo) – até 30 participantes

Plataforma de exibição: www.youtube.com/mimofestivalbr (Ao vivo)


26/03 - MIMO SÃO PAULO

POR DENTRO DA TÉCNICA: O áudio para novos formatos - shows gravados e transmitidos


10h às 12h -  Com Daniela Pastore e Igor Ferreira 

Técnico de som, iniciou a carreira no AR Studios, em 2003, como assistente e técnico de gravação em discos de O Rappa, Moacir Santos, Adriana Calcanhotto e João Bosco, entre outros. Formado em Técnicas de Gravação e Produção Fonográfica, Igor Ferreira atua desde 2008 como técnico de gravação, mixagem e masterização em vários estúdios e trabalha atualmente com Caetano Veloso.


 27/03 - MIMO RIO DE JANEIRO

POR DENTRO DA TÉCNICA: Conceitos básicos de áudio

10h às 12h - Com Daniela Pastore 

Técnica de som, profissional experiente em estúdios, pós-produção de áudio para filmes, Daniela Pastore opera som ao vivo em shows e eventos, como o Rock in Rio e os Jogos Olímpicos de 2016. Professora universitária, integra a equipe do Arte Sônica Amplificada, que busca a inclusão feminina na área.


POR DENTRO DA TÉCNICA: Direção técnica para novos formatos

14h às 16h - Com Daniela Pastore e Adriana Viana 

Adriana Viana é técnica de som e diretora técnica, trabalha com áudio desde 2007 em casas de shows, grandes empresas e artistas, como Adriana Calcanhotto, Karina Buhr, Rashid, Baleia Mutante e Max B.O., e trabalha como diretora técnica para o Women’s Music Event e Purple Produções.

 

FÓRUM DE IDEIAS

Curadoria: Lu Araujo e Chris Fuscaldo


26/03 - MIMO SÃO PAULO 

NOVOS FORMATOS E EXPERIÊNCIAS NO MERCADO DA MÚSICA NACIONAL 

Das 15h às 16h30 

Com Ana Garcia (No Ar Coquetel Molotov), Lu Araújo (MIMO Festival), Fabiana Batistela (SIM São Paulo) e Brisa Flow (Rapper indígena)

Mediadora: Chris Fuscaldo

27/03 - MIMO RIO DE JANEIRO

O PAPEL DAS ARTES NO COMBATE AO RACISMO

Das 11h às 12h30

Com Caio Prado (cantor), Luciane Dom (cantora), Zé Manoel (cantor) e Margareth Menezes (cantora). 

Mediadora: Chris Fuscaldo

A MEMÓRIA COMO SALVAÇÃO: POR QUE NÃO ESQUECER ARTISTAS QUE FIZERAM NOSSA HISTÓRIA

Das 15h às 16h30

Com Zeca Baleiro (cantor), Odair José (cantor), Anastácia (cantora) e Rodrigo Faour (jornalista).

Mediadora: Chris Fuscaldo

28/03 - MIMO OLINDA 

BIÓGRAFOS E BIOGRAFIAS: OS DESAFIOS E PRAZERES DE SE ESCREVER A VIDA DE ALGUÉM

Das 15h às 16h30

Com Julio Maria, Kamille Viola, Vagner Fernandes e Toninho Vaz (jornalistas)

Mediadora: Chris Fuscaldo

Veja também

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança
Televisão

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança

Documentário brasileiro 'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim
Cinema

'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim