MinC libera R$ 300 mil para o Carnaval do Recife

Recurso foi assegurado em reunião com o ministro Roberto Freire na manhã desta quarta; Olinda e Salvador também serão contemplados

Deputado federal Eduardo da FonteDeputado federal Eduardo da Fonte - Foto: Beto Oliveira/Sefot-Secom

O prefeito Geraldo Julio garantiu, nesta quarta-feira (21), a liberação de R$ 300 mil do Ministério da Cultura para o Carnaval do Recife 2017. O anuncio foi feito pelo ministro Roberto Freire, em visita ao prefeito em seu gabinete. O mesmo aporte será feito para as festas de Olinda e de Salvador no ano que vem.

Durante o anúncio, Geraldo Julio destacou a importância da liberação dos recursos para o Carnaval do Recife, considerada uma das principais festas do País.

"Fiquei muito feliz de receber o ministro Roberto Freire pela nossa relação de tantos e tantos anos, pela alegria de vê-lo entusiasmado, animado com seu trabalho e com o que pode ser feito pelo ministério no nosso País e que vem aqui trazendo uma grande notícia de um apoio importante de liberação de recursos para o nosso Carnaval, que é uma das festas mais importantes que acontecem no País, e que em um momento como esse receber um apoio é importante para nós também", afirmou.

Por sua vez, Roberto Freire pontuou que é parte da política do Ministério da Cultura apoiar expressões populares como o Carnaval do Recife.

"Eu acredito que é uma obrigação do Ministério da Cultura estar presente na grande expressão de um povo, da dança, da música que é o Carnaval de Recife e de Olinda, tal como o de Salvador e o do Rio de Janeiro. São expressões importantes e que o Ministério da Cultura não poderia estar ausente disso como não esteve em outros momentos. Nós apenas estamos dando continuidade a isso e com satisfação, porque pernambucano que sou, junto com o prefeito do Recife, eu estreito ainda mais toda essa minha pernambucanidade", disse o ministro.

A Prefeitura do Recife anunciou no último dia 12 de dezembro os homenageados do Carnaval do Recife 2017: os Caboclinhos Carijós do Recife e o cantor Almir Rouche, uma das agremiações mais tradicionais da cultura do Recife e um nome que é referência para a música pernambucana, respectivamente.

Veja também

Fogo na Cinemateca pode ter extinguido memória de políticas públicas do cinema
CINEMA NACIONAL

Fogo na Cinemateca pode ter extinguido memória de políticas públicas do cinema

Mario Frias diz que solicitou perícia para verificar se incêndio na Cinemateca foi criminoso ou não
CINEMATECA

Mario Frias diz que solicitou perícia para verificar se incêndio na Cinemateca foi criminoso ou não