Cultura+

Morre a ativista e agitadora cultural Josenita Duda Ciríaco

No currículo da pernambucana, a criação do Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana e do Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo

Nita é considerada figura central no movimento lésbico de PernambucoNita é considerada figura central no movimento lésbico de Pernambuco - Foto: Divulgação

Nome conhecido na militância LGBT e na cena cultural de Pernambuco, mais especificamente do município de Camaragibe, a ativista e agitadora cultural Josenita Duda Ciríaco faleceu aos 63 anos. A notícia foi dada no último domingo (1º). O sepultamento acontece nesta segunda-feira (2), às 16h, no Cemitério Municipal de Camaragibe.

Conhecida como Jô de Camaragibe ou mesmo Nita, a pernambucana teve papel decisivo em vários movimentos do Estado. Ela iniciou a militância nos anos 1970 e assinou eventos como a "Noite da Metamorfose", programa de cunho educativo que reunia ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e performances teatrais. Também é tida como peça-chave no movimento lésbico em Pernambuco..

Ainda no currículo de Nita, participação nas fundações do Partido dos Trabalhadores e do Movimento Negro Unificado Brasil; além da criação, em 1990, da Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana (AMHOR) e participação na AME - Associação das Mulheres Entendidas. Há 34 anos, deu vida, junto a outros nomes, ao Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo, no Celeiro das Alegrias Futuras, em Camaragibe.

Recentemente, Nita foi a homenageada da 2ª Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe, no Amigos do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica.

Veja também

Internada, Solange Almeida é submetida a cirurgia no intestino e cancela shows; entenda
Saúde

Internada, Solange Almeida é submetida a cirurgia no intestino e cancela shows; entenda

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana
BBB 24

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana

Newsletter