Morre a escritora Lucila Nogueira

Velório foi realizado neste domingo (25), na Academia Pernambucana de Letras, na avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife

Militância petista realiza ato pela NormandiaMilitância petista realiza ato pela Normandia - Foto: Divulgação

Aos 66 anos, morre a escritora Lucila Nogueira na madrugada deste domingo (25) no Hospital Santa Terezinha, situado na avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife. Ela estava internada na UTI devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde o dia 13 de dezembro.

O velório foi realizado neste domingo (25), na Academia Pernambucana de Letras, na avenida Rui Barbosa, Zona Norte. Viúva do poeta Sérgio de Albuquerque, Lucila Nogueira deixa três filhas e netos.

Nascida no Rio de Janeiro, Lucila escolheu o Recife para viver. Além de poetisa, é também ensaísta, tradutora, editora, contista e professora. Considerada uma das principais expoentes da Geração de 65 e membro da Academia Pernambucana de Letras, Lucila já publicou mais de 20 livros de poesia, entre eles "Almenara" (1979), "Zinganares" (1998), "Amaya" (2001), "Tabasco" (2009) e "Mas não demores tanto" (2011).

Depoimentos


“Lucila Nogueira assoma, no panorama da literatura brasileira, como uma das vozes mais expressivas, marcada pela palavra ágil, flamante, profunda. Fiel às suas raízes ibéricas, fez poesia ancestral, rasgando fronteiras e projetando-se internacionalmente. Como mulher e como poetisa, era movida a paixão. Por isso, sua obra será eterna”, declarou Lêda Rivas, jornalista.

“Lucila Nogueira, a mais jovem poetisa da minha geração – a Geração 65 – foi também uma representante de primeira linha. Ao lado de Alberto Cunha Melo, Marcus Accioly e Ângelo Monteiro, formava o quarteto da melhor poesia pernambucana. Vamos sentir falta, na APL, da sua presença marcante”, afirmou José Mário Rodrigues, da Academia Pernambucana de Letras.

Veja também

Caio é eliminado com 70,22% dos votos; Gil é o novo líder e novo paredão tem Pocah, Arthur e João
BBB 21

Caio é eliminado com 70,22% dos votos; Gil é o novo líder e novo paredão tem Pocah, Arthur e João

Kelly Osbourne admite recaída após quatro anos sóbria
Famosos

Kelly Osbourne admite recaída após quatro anos sóbria