Morre, aos 80 anos, 'Zezinho de Tracunhaém'
Artesão faleceu na noite desta quarta-feira (4) no Hospital Pelópidas Silveira
A cultura perde uma das forças do artesanato no Estado, e mais especificamente o município de Tracunhaém, Mata Norte de Pernambuco, com o falecimento de José Joaquim da Silva, o "Zezinho de Tracunhaém". Ele morreu, aos 80 anos, na noite desta quarta-feira (4).
O artesão estava internado no Pelópidas Silveira, bairro do Curado, Região Metropolitana do Recife (RMR). A Secult-PE e a Fundarpe lamentaram, em nota, a morte de Zezinho. "Deixamos aqui registrados nossa gratidão à obra do mestre, que tão bem retratou/exaltou vários elementos da cultura pernambucana em suas peças, e também nosso compromisso em seguir preservando e perpetuando seu legado", dizia um dos trechos.
Leia também:
Morre o artista olindense José Carlos Viana
Elton Medeiros, compositor de clássicos do samba, morre no Rio
Natural de Vitória de Santo Antão, Zezinho era Patrimônio Vivo do Estado desde 2007 e se tornou o ceramista mais conhecido de Tracunhaém, cidade que adotou como berço e onde recebeu título de cidadão em novembro de 2002. Entre os gigantescos santos de barro e as dondocas e namoradeiras, ele transferiu sua técnica para familiares e outros artesãos do Estado.
Veja também

BBB 21
Como vai funcionar o Paredão Falso do BBB
