Morre aos 82 anos o ator Albert Finney, cinco vezes indicado ao Oscar

O ator morreu por complicações de infecção pulmonar. Segunda a família, ele "faleceu pacificamente após uma breve doença".

 Albert Finney em "Nunca te amei" (1994) Albert Finney em "Nunca te amei" (1994) - Foto: Reprodução

O ator britânico Albert Finney morreu aos 82 anos, informou o porta-voz da família do artista indicado cinco vezes ao Oscar e ganhador de três Globos de Ouro. Finney "faleceu pacificamente após uma breve doença, e as pessoas mais próximas a ele estavam a seu lado", afirmou o porta-voz.

O ator morreu por complicações de infecção pulmonar. Em 2011 ele havia descoberto um câncer nos rins. Ele cresceu em Manchester, no noroeste da Inglaterra, e estudou na Royal Academy of Dramatic Art. Deu seus primeiros passos no teatro, trabalhando em obras de William Shakespeare e, ao longo de sua carreira, combinou a tela grande com os palcos.

Suas cinco indicações ao Oscar foram por "Tom Jones" (1963), "Assassinato no Expresso do Oriente" (1974), "O Fiel Camareiro" (1983) e "À Sombra do Vulcão" (1984), como melhor ator, além de melhor ator coadjuvante por "Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento" (2000). Entre seus filmes mais recentes estão "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" (2003), "O Ultimato Bourne" (2007) e "007 Operação Skyfall" (2012).

Leia também:
Compositor francês Michel Legrand, vencedor do Oscar, morre aos 86 anos
Depois de uma semana internado, ator Caio Junqueira morre no Rio
Morre Andy Vajna, produtor de 'Rambo' e 'Exterminador do Futuro'

Veja também

Carlinhos Maia será notificado para explicar convite para 'furar fila' da vacina
Covid-19

Carlinhos Maia será notificado para explicar convite para 'furar fila' da vacina

Segunda temporada de 'Bridgerton' é confirmada pela Netflix
Streaming

Segunda temporada de 'Bridgerton' é confirmada pela Netflix