Cultura+

Morre aos 89 o crítico literário Harold Bloom

Conhecido por uma certa fúria nas análises e pelas farpas que distribuiu à esquerda e à direita, ele dividiu opiniões e se viu em uma improvável posição de autor best-seller

Harold BloomHarold Bloom - Foto: Michael Marsland/ Yale University

Morto aos 89 anos, nesta segunda (14), o crítico literário Harold Bloom talvez tenha sido alvo de só uma unanimidade em vida: a de que era uma figura importante no mundo das artes.

Conhecido por uma certa fúria nas análises e pelas farpas que distribuiu à esquerda e à direita, ele dividiu opiniões e se viu em uma improvável posição de autor best-seller.

Dono de uma voz geralmente tranquila e de um tratamento cortês, Bloom foi uma personalidade solitária durante praticamente toda a sua carreira.

Nos anos 1950, combateu a "nova crítica" de T.S. Eliot, então a tendência nas aulas americanas de literatura. Na década de 1970, se opôs aos desconstrucionistas. Nos anos 1990, depois de publicar "O Cânone Ocidental", se bateu com multiculturalistas e feministas. Sobrou tempo até para provocar a fúria dos fãs de Harry Potter em um artigo para o Wall Street Journal.

Leia mais:
Os desafios de atrair as crianças para o universo da literatura
Olga Tokarczuk e Peter Handke ganham o Nobel de Literatura
Sidney Rocha fala sobre literatura e a homenagem que receberá na Bienal do Livro 

Segundo Bloom, a saga de J.K. Rowling era uma coleção de clichês e um lixo que seria apagado pela história –o que fez o jornal americano receber mais de 400 cartas furiosas em aproximadamente dez dias.

Sua avaliação esbarra com as ideias que o põem como um dos principais críticos literários dos Estados Unidos –a defesa do cânone e da superioridade de autores como Shakespeare, Dante, Cervantes, Dickens, Tolstói, Joyce e Proust.

Seus críticos apontavam nessa seleção uma defesa da figura do autor homem e branco. Afirmavam que o cânone de Bloom seria arbitrário ao dar pouco ou nenhum espaço a Baudelaire, Stendhal ou Balzac, por exemplo.

Bloom respondia dizendo que esses críticos faziam parte de uma certa "Escola do Ressentimento", que reuniria marxistas, feministas, multiculturalistas, neoconservadores e todos aqueles que, segundo o professor, rumavam na contramão do que era fundamental na literatura.

É como se seu cânone tivesse dois objetivos. Por um lado, afirmar a grandeza das obras literárias do passado. Por outro, combater o politicamente correto e uma suposta decadência dos estudos literários nos Estados Unidos.

Para ele, a academia estaria promovendo uma caça às bruxas nos livros, jogando na fogueira autores como Emerson e Shakespeare, enquanto louvaria diferentes escritores apenas por causa de sua "pigmentação da pele e orientação sexual", entre outros fatores.

Além de "O Cânone Ocidental", estão entre seus livros mais lembrados e publicados no Brasil "Como e Por Que Ler", "Shakespeare: A Invenção do Humano" e "Jesus e Javé". Todos saíram aqui pela editora Objetiva.

Segundo sua mulher, Jeanne, o crítico deu a última aula na Universidade de Yale na quinta (10). A morte foi confirmada por ela ao jornal The New York Times. A causa não foi divulgada.

Ainda de acordo com ela, em uma entrevista ao New York Times, o último livro de Bloom será divulgado pela Yale University Press. Nascido em uma família judia ortodoxa em Nova York, em 1931, na qual era caçula de cinco filhos, Bloom estudou na Universidade Cornell. Ele deixa dois filhos.

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter