Morre, aos 96 anos, o Palhaço Picolino

Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, morreu na noite desta segunda-feira (10), por falência múltipla dos órgãos

Palhaço PicolinoPalhaço Picolino - Foto: Reprodução/Facebook

Um dos maiores nomes da arte circense brasileira, Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, morreu na noite de segunda (10). Ele tinha 96 anos e sofreu uma falência múltipla dos órgãos. Avanzi nasceu em São José do Rio Preto, no interior Paulista, e cresceu sob a lona do Circo Nerino, fundado por seu pai, Nerino Avanzi. No picadeiro, fez de tudo: foi acrobata, equilibrista, jóquei, músico, cantor e ator. Depois, transformou-se no segundo Palhaço Picolino, substituindo seu pai, que deu vida ao primeiro.

Depois do fim do Circo Nerino, em 1964, Avanzi dedicou-se ao Circo Garcia, com o qual percorreu o Brasil até os anos 1970. No fim dessa década, passou a ensinar a arte circense na Academia Piolin, em São Paulo. Ainda foi professor do projeto Enturmando e da Escola Picadeiro, além de ter inspirado a criação da Escola Picolino de Artes do Circo, em Salvador.

Leia também:
Morre Frank Avruch, palhaço Bozo dos Estados Unidos, aos 89 anos
Os desafios para se tornar palhaço profissional no RecifeFilme brasileiro no Oscar, 'O Grande Circo Místico' estreia nos cinemas


Foi mentor de nomes de renome hoje, como o LaMínima, grupo fundado há 20 anos por Fernando Sampaio e Domingos Montagner. Seu Palhaço Picolino participou do programa "Circo do Bambalalão", da TV Cultura, na década de 1980, e nos anos seguintes trabalhou como ator na montagem de "O Jardim das Cerejeiras", de Tchélhov, com direção de Élcio Nogueira e Tônica Carreiro e Renato Borghi no elenco; e também no filme "Narradores de Javé", de Eliana Café.

   Memória

Em 2004, parte para o memorialismo e lança com Veronica Tamaoki um livro sobre o Circo Nerino. Os dois também ajudaram a fundar, há nove anos, o Centro de Memória do Circo, no Centro Cultural Olido, em São Paulo. O velório de Avanzi acontece até as 15h desta terça (11), no Olido. O enterro será no fim da tarde, no Cemitério São Paulo.

Leia nota dos Doutores da Alegria sobre Picolino:


Nota do Doutores Da Alegria by Folha de Pernambuco on Scribd

 

Veja também

Luciano Szafir é internado após contrair coronavírus pela segunda vez
Covid-19

Luciano Szafir é internado após contrair coronavírus pela 2ª vez

Entenda o que é a Lei Paulo Gustavo e por que não trava orçamento de Mario Frias
Paulo Gustavo

Entenda o que é a Lei Paulo Gustavo e por que não trava orçamento de Mario Frias