DESPEDIDA

Morre Luiz Chagas, jornalista, músico e pai de Gustavo e Tulipa Ruiz, aos 72 anos

O escritor teve uma contribuição relevante para a música paulistana e para o jornalismo

O jornalista e músico Luiz Chagas ao lado da sua filha, a cantora Tulipa RuizO jornalista e músico Luiz Chagas ao lado da sua filha, a cantora Tulipa Ruiz - Foto: Reprodução/Instagram

Morreu, aos 72 anos, o jornalista, tradutor, escritor e músico Luiz Chagas, pai dos artistas Gustavo e Tulipa Ruiz. A confirmação veio por meio de uma publicação no Instagram nesta quarta-feira, 10. A causa da morte não foi divulgada.

Chagas teve uma enorme contribuição para a música paulistana e para o jornalismo. No Estadão, trabalhou no Jornal da Tarde e, até o final de 2016, publicava um blog no jornal, descrito por ele da seguinte maneira: "Cultura, dívidas e dúvidas. Normal?".

Ele também foi guitarrista da banda Isca de Polícia, de Itamar Assumpção (1949-2003), e ajudou a formar o movimento musical conhecido como vanguarda paulistana. Compôs a música Pesadelo, do aclamado álbum Pretobrás (1998), de Assumpção.

Em 2018, prestes a estrear o show Música de Apartamento, o jornalista falou ao Estadão sobre a paixão pela música. Segundo ele, o interesse inicialmente surgiu quando foi presenteado com um violão na infância, mas se desenvolveu mais tarde.

"A música veio quando eu já tinha 30 anos e dois filhos para criar. Não foi um arroubo de juventude", disse sobre a época em que fez parte da Isca de Polícia. Chagas ainda compôs trilhas sonoras para diversos filmes, especialmente nos anos 1980, como Filme Demência (1986), Anjos de Arrabalde (1987) e Quincas Borba (1987).

A trajetória na música ganhou ainda mais atenção com a visibilidade da carreira dos filhos, o produtor Gustavo Ruiz e a cantora Tulipa Ruiz. Para Tulipa, Chagas fez contribuições nos álbuns Efêmera (2010) e Tudo Tanto (2012).

Em junho, Tulipa relembrou a composição de Sushi, de Efêmera, canção que teve a letra feita pelo pai. O disco foi o primeiro lançado pela artista e a música foi a primeira parceria entre os dois.

À época, a artista mostrou trocas de e-mails entre os dois. Em um deles, Chagas citava um trecho do livro Conversas com Woody Allen, de Eric Lax: "Não se assuste. No livro do Allen, ele diz que as coisas simples são as mais difíceis de se chegar e de se interpretar".

"É uma música que sempre tocamos nos shows, mesmo não estando no setlist, porque a plateia sempre pede", contou Tulipa. "Eu canto com gosto, porque, além de saborosa, ela amadureceu com frescor "

Despedida
O velório de Luiz Chagas ocorre nesta quarta, das 9h às 14h, na Rua São Carlos do Pinhal, número 376, no bairro da Bela Vista. O sepultamento será às 15h30, no Cemitério Congonhas.

Veja também

Uma mãe pode ter gêmeos de homens diferentes, como na novela "Pedaço de mim"? Especialista responde
SÉRIE

Uma mãe pode ter gêmeos de homens diferentes, como na novela "Pedaço de mim"? Especialista responde

Margaret Atwood comenta decisão de Alice Munro de continuar casada com o abusador da filha
LITERATURA

Margaret Atwood comenta decisão de Alice Munro de continuar casada com o abusador da filha

Newsletter