Morre Mestre Sapo, importante nome da capoeira pernambucana

Capoeirista foi encontrado sem vida em sua academia, em Olinda. Causa da morte é desconhecida.

Mestre Sapo, fundador da Mestre Sapo, fundador da  - Foto: Reprodução/Facebook

Mestre Sapo, fundador da Associação de Capoeira Angola Mãe, no Sítio Histórico de Olinda, faleceu na noite desta quarta-feira (28) aos 60 anos. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou morte por causa indeterminada, mas familiares e amigos acreditam que ele tenha sofrido mal súbito. O sepultamento do corpo ocorre nesta sexta-feira (2), às 9h.

Leia também:
Capoeira busca reconhecimento em Pernambuco
Para empoderar nossa capoeira
Morre o violinista de jazz Didier Lockwood


Por volta das 19h, o capoeirista foi encontrado já sem vida pelos alunos que haviam chegado para treinar na academia fundada por ele. “Eles contaram que acharam o corpo deitado na escada, como se ele estivesse descendo quando teve um ataque fulminante”, diz Luciana Cavalcanti, ex-esposa do professor.

Em dezembro do ano passado, o mestre fundou o Museu Independente da Capoeira Angola em Pernambuco (Micape), no mesmo lugar onde funciona sua academia. “Ele era um ícone da capoeira em Pernambuco. Nos últimos 40 anos, toda a sua vida era dedicada a essa arte. Infelizmente, as entidades competentes nunca o valorizaram. Mesmo assim, ele levou o nome de Olinda para fora do País”, comenta Luciana.

Humberto Ferreira de Mendonça deixa três filhos. O velório, que contará com homenagens de diversos capoeiristas, será realizado em sua escola de capoeira, às 14h. Como uma de suas filhas mora na Alemanha e só chegará ao Brasil na noite desta quinta-feira, o sepultamento ficou para a sexta-feira (2), às 9h, no Cemitério de Guadalupe, também em Olinda.

Veja também

Após Márcio Gomes e Gloria Vanique, CNN Brasil contrata Carla Vilhena
Telejornalismo

Após Márcio Gomes e Gloria Vanique, CNN Brasil contrata Carla Vilhena

Ana Maria Braga passa por cirurgia na mão para tratar síndrome do túnel do carpo
Televisão

Ana Maria Braga passa por cirurgia na mão para tratar síndrome do túnel do carpo