Cultura+

Morre o aclamado ator indiano Om Puri, aos 66 anos

Ele atuou em várias produções ocidentais, incluindo "Gandhi", que ganhou oito prêmios Oscar

Deputado estadual Alberto Feitosa (SD)Deputado estadual Alberto Feitosa (SD) - Foto: Divulgação

O aclamado ator indiano Om Puri, que atuou no filme "Gandhi", morreu nesta sexta-feira (6) aos 66 anos por um ataque cardíaco em sua casa em Mumbai, informou a agência Press Trust of India.

Nascido em 1950 no estado de Haryana (norte), Om Puri estreou no cinema nos anos 1970 em um filme em idioma marathi, antes de alcançar a fama com grandes sucessos rodados em hindi. Também participou de alguns filmes paquistaneses que geraram controvérsia em seu país.

Atou ainda em várias produções ocidentais, incluindo "Gandhi", o filme biográfico dirigido por Richard Attenborough e protagonizado por Ben Kingsley (1982) que ganhou oito prêmios Oscar.

Também será lembrado por seus papéis em "A Cidade da Esperança" (1992), junto a Patrick Swayze, ou, mais recentemente, por "A 100 Passos de um Sonho" (2014), com Helen Mirren.

Em 2007 encarnou o ex-presidente paquistanês Mohammed Zia em "Jogos do Poder", de Mike Nichols, ao lado de Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman. As redes sociais homenagearam o ator que recebeu o "Padma Shri", uma importante distinção em seu país.

"Não posso acreditar que um de nossos maiores atores, #OmPuri, já não está aqui. Profundamente triste e abalado", declarou o ator Anupam Kher em um tuíte.

Veja também

Casa do filme "Esqueceram de Mim" está à venda por R$ 27 milhões; veja fotos
CINEMA

Casa do filme "Esqueceram de Mim" está à venda por R$ 27 milhões; veja fotos

"Eric": Benedict Cumberbatch surge perturbado por personagem imaginário em novo suspense
STREAMING

"Eric": Benedict Cumberbatch surge perturbado por personagem imaginário em novo suspense

Newsletter