A-A+

Luto

Morre Rafael Garcia, maestro e idealizador do Festival Virtuosi

Rafael Garcia, 77 anos. morreu em decorrência de um câncer, nesta terça-feira (12)

Maestro Rafael GarciaMaestro Rafael Garcia - Foto: Divulgação

Rafael Garcia, um dos maiores expoentes da música clássica s instrumental do País, morreu nessa terça-feira (12) aos 77 anos, no Recife, em decorrência de um câncer. Violonista, professor e maestro, Garcia era chileno radicado em Pernambuco e foi um dos idealizadores do Festival Virtuosi ao lado da pianista e esposa, a pernambucanaAna Lúcia Altino - com quem era casado há mais de 50 anos.  

Junto a Ana Lúcia Altino, Rafael disseminou concertos e levou a música clássica a uma popularização até então não vivenciada no Estado, inclusive descentralizando o Virtuosi que passou a ser realizado também em cidades do interior pernambucano, a exemplo de Gravatá e Belo Jardim.
 



Outras cidades do País também receberam o Festival, que ganhou repercussão internacional e foi destaque em espaços na Argentina e no Uruguai.

Neste 2021 o Festival Virtuosi fez sua estreia em versão digital, em face da pandemia da Covid-19. Entre os últimos dias 16 e 28 de março, a XXIII edição do evento extrapolou fronteiras e levou concertos, palestras e masterclasses, com programação gratuita.

Rafael Garcia deixa a esposa Ana Lúcia Altino, e seis filhos: Ricardo, Marcelo, Grácio, Leonardo, Rafael e Ana Garcia. Ele morreu no Recife, onde estava internado em um hospital da cidade havia pelo menos três semanas. 

O velório está marcado para esta quinta-feira (14), na Capela do Cemitério de Santo Amaro, na região central da capital pernambucana, e o enterro para o dia seguinte, às 11h.

Nota de Pesar
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) emitiram nota de pesar pelo falecimento do maestro Rafael Garcia. 

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, ressaltou que a Fundação “perdeu um grande parceiro”. Veja nota na íntegra:

"A Fundarpe perdeu um grande parceiro, ele era responsável por algumas ações de música de câmara, com destaque para a programação da Catedral de Santo Antônio, no Festival de Inverno de Garanhuns. Ele foi um músico e produtor muito importante para esse segmento artístico porque buscou trazer para Pernambuco os melhores profissionais para excursionar, para fazer intercâmbio com músicos daqui.

O Festival Virtuosi aproximou a música erudita da população, promovendo espetáculos e apresentações ao ar livre, de graça, em espaços públicos. Lamento muito a notícia do falecimento do maestro Garcia e deixo meu abraço acolhedor a toda família, em especial à viúva, Ana Lúcia, e a sua filha, Ana Garcia".

Já o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, assinou nota que dizia:

"O maestro Garcia foi um incansável fazedor de cultura e seu Festival Virtuosi deixou um grande legado para a música de câmara do Estado e do País. Estamos todos consternados com sua partida"

Veja também

Aprenda como publicar uma foto no Instagram pelo computador
TUTORIAL

Aprenda como publicar uma foto no Instagram pelo computador

Noiva recusa voto de submissão ao casar e viraliza
VIRAL

Noiva recusa voto de submissão ao casar e viraliza