Literatura

Morre Renata Pallottini, poeta, dramaturga e professora, aos 90 anos

Professora emérita da USP e integrante da Academia Paulista de Letras, a escritora também esteve em sucessos da TV

mulher branca de cabelos brancos usando medalha azul no pescoço e vestindo blusa de regata branco e preto A dramaturga Renata Pallottini em evento na Academia Paulista de Letras, em São Paulo, em novembro de 2013mulher branca de cabelos brancos usando medalha azul no pescoço e vestindo blusa de regata branco e preto A dramaturga Renata Pallottini em evento na Academia Paulista de Letras, em São Paulo, em novembro de 2013 - Foto: Bruno Poletti/Folhapress

Morreu na madrugada desta quinta (8) a poeta, ensaísta e dramaturga paulistana Renata Pallottini, aos 90 anos. Ela estava internada no hospital Santa Catarina e já havia sido diagnosticada com mieloma múltiplo, um tipo de câncer que tem início na medula óssea.

Pallottini era formada em direito e em filosofia. Filha de tipógrafo, imprimiu seu primeiro livro de poesia em 1952, "Acalanto". Mais tarde, foi aluna de Sábato Magaldi na USP.

Ela foi tradutora da versão de 1960 do musical "Hair", sob direção de Ademar Guerra, que tinha no elenco, entre outros, Antonio Fagundes e Aracy Balabanian.

Sua primeira peça, a comédia "O Crime da Cabra", de 1965, venceu o prêmio Molière de teatro. Encenada nos anos 1980, "Colônia Cecília" trata da experiência de uma colônia anarquista no Paraná do fim do século 19.

Além de escrever peças de teatro e poesia, fez trabalhos para a TV. Participou da escrita de capítulos da novela "Os Imigrantes", da Bandeirantes, e da adaptação brasileira de Vila Sésamo, e foi coautora da série global "Malu Mulher".

Entre seus livros há obras infantis e juvenis, como "As Três Rainhas Magas", antologias de poemas, como "Chão de Palavras", o romance policial "Chez Mme. Maigret", e estudos importantes de dramaturgia, como "Dramaturgia de Televisão".

Pallottini era professora emérita da USP desde 2012, onde lecionou na Escola de Arte Dramática, na qual estudou nos anos 1960, e no departamento de artes cênicas da Escola de Comunicações e Artes.

A Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, publicou em 2006 a biografia, "Renata Pallottini: Cumprimenta e Pede Passagem", de Rita Ribeiro Guimarães.

O velório de Pallottini será no Cerimonial Pacaembu, em São Paulo, às 13h desta quinta (8).

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter