Música

Morre Zé Calixto, paraibano referência na sanfona de oito baixos

Músico de 87 anos, que nasceu em Campina Grande e passou boa parte da vida no Rio, lançou mais de duas dúzias de discos

O sanfoneiro Zé Calixto em 2008O sanfoneiro Zé Calixto em 2008 - Foto: Mônica Ramalho/ Divulgação

Faleceu no último domingo (13), o sanfoneiro paraíbano Zé Calixto. Coincidentemente o músico se despediu no mesmo dia do aniversário de Luiz Gonzaga e também a mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Forró, gênero musical em que o artista dedicou sua obra. Zé Calixto tinha 87 anos e sofria do mal de Alzheimer.

Por seu talento no manuseio do instrumento, Zé Calixto se tornou referência na sanfona de oito baixos e deixa mais de duas dúzias de discos lançados. O sanfoneiro foi parceiro de longa data de Luiz Gonzaga, que acabou se tornando padrinho de sua filha.

Zé Calixto iniciou sua carreira no forró em meados do fim da década de 1950, impulsionado pelo sucesso do ritmo liderado por figuras como Jackson do Pandeiro (1919-1982) e o próprio Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), referências da música regional. Zé gravou seu primeiro álbum solo “Zé Calixto e sua sanfona de oito baixos” em 1960, o músico gravou com regularidade até o fim dos anos 70.

Em 2008, o sanfoneiro é descoberto por uma nova geração e grava seu disco “Zé Calixto, poeta da sanfona", que foi produzido por Guilherme Maravilhas, o Mará do Forróçacana. Pela força de sua obra, Zé se tornou um ídolo para os sanfoneiros mais jovens e deixa um legado de amor e virtuosi com o instrumento. Após alguns dias internado, o artista morreu em uma unidade de saúde no Rio de Janeiro, vítima de complicações decorrentes do Mal de Alzheimer.

Veja também

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter