Turismo e História

Morro da Conceição, pontes e antigos colégios da cidade integram roteiros do Olha! Recife

Inscrições para os passeios deste fim de semana podem ser feitas a partir das 9h nesta sexta (3), no site do projeto

Morro da Conceição, Casa AmarelaMorro da Conceição, Casa Amarela - Foto: Arthur de Souza

Sob quaisquer perspectivas, a pé, de bike ou por entre as águas do Capibaribe, o Recife carrega paisagens seculares que atravessam gerações e encantam, seja pela beleza ou pela vastidão de histórias que podem ser contadas, mostradas, ouvidas.

E é a partir de roteiros memoráveis, que entregam o “Recife e suas Pontes”, os “Antigos Colégios”, o “Morro da Conceição” ou narrativas sobre o Natal, que o projeto Olha! Recife se debruça em cada uma de suas edições, inclusive a deste final de semana - com caminhada pelo Bairro do Recife, a bordo do catamarã e pedalando cidade afora.

Para participar dos passeios, gratuitos, os interessados podem se inscrever no site do projeto Olha! Recife, a partir das 9h desta sexta-feira (3). É solicitado que nos locais de partida, um 1Kg de alimento não perecível seja entregue para posterior doação a instituições de caridade. 

 

Sobre as águas
Orientados por guias de turismo, neste sábado (4), com saída às 9h do Catamaran Tours  (Cais das Cinco Pontas), o roteiro “Recife e Suas Pontes”  passará pelo canal do porto, contornando o Bairro do Recife, passando ainda pela Ponte do Limoeiro, Ponte Duarte Coelho e edifícios históricos do centro da cidade. São oferecidas 100 vagas para este passeio.

De bike
Já no domingo (5), de bicicleta e com o tema “Antigos colégios do Recife”, as saída também está marcada para as 9h da Praça do Arsenal. O roteiro vai percorrer espaços de ensino extintos ou que ainda estejam em atividade.

A pé
Também no domingo, a pé, o passeio vai ser pelo Morro da Conceição – às vésperas da celebração do Dia de Nossa Senhora da Conceição (quarta-feira, 8 de dezembro). Na ocasião, histórias da região serão contadas. Os interessados têm como ponto de encontro o Largo Dom Luiz, na Avenida Norte, às 9h.

Encerrando a edição da semana, o Olha! Recife a pé, com o tema “Cinco Séculos de Natal”, vai explorar o momento natalino para reviver memórias do período ao longo dos séculos. Dessa vez, às 18h30, na Praça do Arsenal, os participantes seguirão em uma caminhada pelo Bairro do Recife, passando por personagens como Frei Caneca e Maurício de Nassau, entre outros pontos.

Serviço
Olha! Recife no rio

“Recife e suas Pontes”
Sábado (4), 9h, saída do Catamaran Tours (Cais das Cinco Pontas)

Olha! Recife a pé
“Morro da Conceição”
Domingo (5), 9h, saída do Largo Dom Luiz (Avenida Norte)

Olha! Recife de bicicleta
“Antigos colégios do Recife”
Domingo (5), 9h, saída da Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé
“Cinco Séculos de Natal”
Quinta-feira (9), 14h, saída da Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Veja também

Eric Clapton volta a repercutir, ao sugerir 'hipnose de massa' em quem foi vacinado contra Covid-19Pandemia

Eric Clapton volta a repercutir, ao sugerir 'hipnose de massa' em quem foi vacinado contra Covid-19

Ponta de Pedras, em Goiana, recebe Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco Arte

Ponta de Pedras, em Goiana, recebe Loja Itinerante do Artesanato de Pernambuco