Mostra Ambiental do Recife exibe "Terra em Transe", de Glauber Rocha

Antes da exibição, no cinema São Luiz, às 17h30, será realizada a mesa "Terra em Transe - 50 anos depois", com a participação dos professores e críticos de cinema Alexandre Figueiroa e Luiz Joaquim

Cinema São LuizCinema São Luiz - Foto: Divulgação

A Mostra Ambiental do Recife promove, nesta segunda-feira (14), a exibição única de "Terra em Transe", no Cinema São Luiz, Centro da cidade. A sessão especial, que terá início às 19h30, marca cinco décadas do lançamento deste clássico do Cinema Novo dirigido por Glauber Rocha.

Antes, às 17h30, será realizada a mesa "Terra em Transe - 50 anos depois", com a participação dos professores e críticos de cinema Alexandre Figueiroa e Luiz Joaquim, sobre a importância do filme na época em que foi lançado, assim como sobre sua atualidade política e estética.

O filme
Restaurado em 35 milímetros (mm) pela Fundação Tempo Glauber, "Terra em Transe" será apresentado em formato DCP (escaneado da cópia restaurada em 35mm) pela primeira vez no Recife.

O filme acompanha o conflito vivido pelo protagonista poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), dilacerado entre as forças políticas que compõem o país de Eldorado. Em meio à luta pelo poder, ele denuncia os papéis dos políticos populistas e conservadores, além da grande influência da mídia nas articulações do jogo político. Lançada no Festival de Cannes em 1967, a produção foi censurada no mesmo ano de estreia pelo regime militar e teve grande impacto dentro e fora do Brasil.

SERVIÇO
Quando: Segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Horário: Mesa 17h30 / Exibição 19h30
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 - Boa Vista)
Quanto: R$ 5 (preço único - bilheteria abre às 17h) - o acesso ao debate é gratuito

Veja também

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria
Audiovisual

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep
Música

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep