Audiovisual

Mostra Canavial de Cinema começa terça-feira (25) em oito cidades da Mata Norte

Programação, gratuita, traz exibições de filme a céu aberto, com produções audiovisuais locais

Mostra Canavial de Cinema começa nesta terça-feira (25)Mostra Canavial de Cinema começa nesta terça-feira (25) - Foto: Ernesto Rodrigues

Vivências e histórias de populações da Zona da Mata Norte pernambucana contadas (e exibidas) a céu aberto, integram a programação de mais uma edição da Mostra Canavial de Cinema – idealizada para exaltar produções audiovisuais locais, com inicio nesta terça-feira (25) e sequência de sessões e atividades gratuitas até o dia 11 de fevereiro.

Pelo menos oito cidades recebem progamação. São elas: Condado, Goiana, Glória do Goitá, Paudalho, Nazaré da Mata, Carpina, São Vicente Férrer e Vicência, com curadoria de Caio Dornelas, também criador do festival.

Com filmes apresentados em duas sessões, sendo uma por dia e sempre às 19h e em sessões exibidas em espaços públicos como praças, comunidades rurais e ribeirinhas, a programação da Mostra – incentivada pelo Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Governo do Estado - reúne Ficção, Documentário e Animação.



A Mostra debruça-se sobre registros de mestres, mestras e manifestações culturais da Mata Norte, além de conflitos sociais, de gênero, temáticas LGBTQIA+, entre outros temas. E após as sessões, a equipe da Mostra conduz um debate com os espectadores.

Em respeito aos protocolos sanitários contra a pandemia da Covid-19, a edição contará com distribuição de máscaras e álcool gel para o público, além  de disponibilização de assentos com regras de distanciamento social. A programação completa pode ser conferida no site www.mostracanavial.com.br

Programação Paralela 
Além das sessões dos filmes, a Mostra vai conduzir atividades formativas e seminário, com a realização da Oficina Realização Rápida de Cinema Ligeiro em Condado, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro e em Paudalho nos dias 1 e 2 de fevereiro. 

Já em Vicência será em 19 e 20 de fevereiro, culminando com o 9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, reunindo cineastas, produtores e realizadores de cinema da Zona da Mata Norte em palestras, debates e atividades culturais diversas.


Serviço 
9ª Mostra Canavial de Cinema 

De 25 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022, em cidades da Mata Norte de Pernambuco
Sessões de cinema gratuitas às 19h

Veja também

Ave Sangria celebra Paulo Rafael em show no Teatro do Parque
Música

Ave Sangria celebra Paulo Rafael em show no Teatro do Parque

Morre, aos 73 anos, o rabequeiro de Aliança, Mestre Luiz Paixão
Luto

Morre, aos 73 anos, o rabequeiro de Aliança, Mestre Luiz Paixão