Cinema

Mostra Cine Urucum exibe produções audiovisuais de realizadoras pernambucanas

Os filmes estarão disponíveis ao público das 20h desta quarta-feira (26) até o próximo domingo (30)

"Mestruação", de Amanda Pietra é um dos filmes exibidos"Mestruação", de Amanda Pietra é um dos filmes exibidos - Foto: Divulgação

A primeira edição da Mostra Cine Urucum vai ao ar nesta quarta-feira (26), às 20h reunindo produções cinematográficas dirigidas por mulheres no Estado de Pernambuco. Em formato, onnline, o evento tem incentivo da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Garanhuns e do Governo Federal e disponibilizará os fimes até o próximo domingo (30). O link para os filmes pode ser acessado na página do Instagram do evento.

Segundo as realizadoras da Mostra Cine Urucum é "potencializar a produção de mulheres no audiovisual em Pernambuco, trazendo visibilidade, fomento e debates, levando à tona a discussão de gênero no cinema. Além de possibilitar o acesso de produções feitas por mulheres em seu território, contribuindo para a construção de novas perspectivas de um cinema não-hegemônico".

"Como conceito da identidade e característica da mostra trazemos o Urucum, uma planta de representatividade feminina que tem em sua essência o poder da presença, renovação e resistência, pois suas sementes brotam mesmo após passarem pelo fogo. Assim como o Urucum, nós mulheres somos resistentes, estamos presente, e brotamos a cada dia no meio do fogo cruzado da desigualdade no nosso país", diz a postagem do evento no Instagram.

Andrezza Tavares foi a idealizadora da mostra e fez a curadoria dos filmes. O evento ainda conta com produção executiva de Katarina Barbosa, assessoria de comunicção de Gabriella Ambrósio e e projeto gráfico de Palloma Mendes e Ythalla Maraysa.


 


Filmes escolhidos:
Incendiárias, filhas do fogo. Direção Aurora Jamelo.
Sangue Selvagem. Direção Nádia Almeida.
Nox. Direção Elke Falconiere.
Menstruação. Direção Amanda Pietra.
Paraquedas. Direção Meujaela Gonzaga.
Do nascente ao poente. Direção Thays Honorato.
Pega-se Facção. Direção Thaís Braga.
Assim como o ar sempre nos levantaremos. Direção Clara Angélica.

Veja também

Ex de Nahim não deixará filha do cantor ir ao velório: 'Não perca tempo'
Nahim

Ex de Nahim não deixará filha do cantor ir ao velório: 'Não perca tempo'

"Esquecidos por Deus": espetáculo baseado em livro de Cícero Belmar estreia no Recife
Teatro

"Esquecidos por Deus": espetáculo baseado em livro de Cícero Belmar estreia no Recife

Newsletter