Cultura+

Mostra de cinema integra Festival Macuca das Artes

Com curadoria de Irandhir Santos, mostra exibe o filme 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, além dos curtas 'Recife frio' e 'Mens sana in corpore sano'

Divulgação Divulgação  - Foto: Divulgação

Localizado na zona rural da cidade de Correntes, no Agreste de Pernambuco, o Sítio Macuca é conhecido por abrigar atividades culturais, especialmente nas áreas de música e cultura popular, em diferentes épocas do ano. Durante o Festival Macuca das Artes, o espaço também estará aberto para a sétima arte. Pela primeira vez, o evento receberá uma mostra de cinema, com curadoria do ator Irandhir Santos e exibições ao ar livre, nos dias 24 e 25 de outubro.

A sessão do primeiro dia será realizada no povoado de Poço Comprido, em Correntes, a partir das 19h, com acesso gratuito. No dia seguinte, é a vez do sítio, às 20h30, integrando a programação do festival, que neste ano traz atrações musicais como Arnaldo Antunes, Luedji Luna, Chico César, Ave Sangria, Gabi da Pele Preta e Reverbo.

"Com a retomada do festival, que não acontecia há três anos, queremos que ele se torne um evento de artes integradas de verdade. Essa edição ainda será mais enxuta, mas a ideia é conseguir contemplar o máximo possível de linguagens em um futuro próximo", explica Rudá Rocha, um dos organizadores do Macuca.

Leia também:
Festival Macuca das Artes divulga programação completa
Crítica: 'Bacurau' é retrato de um Brasil que não se rende


O destaque da mostra cinematográfica é a obra dos diretores pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. "Bacurau", premiado longa-metragem da dupla, está na programação. Para as projeções, está sendo planejada uma estrutura semelhante à utilizada pelos cineastas para a exibição do filme em Parelhas, no Rio Grande do Norte, que aconteceu em agosto.

A ideia é levar aos dois locais que receberão a mostra um telão de 4m x 7m, com projeção em Full HD e sistema de som 2.0. Os curtas "Recife frio", de Kleber, e "Mens sana in corpore sano", de Juliano, fecham a lista de filmes escolhidos. A expectativa da produção é receber cerca de duas mil pessoas por sessão.

O ator Irandhir Santos

O ator Irandhir Santos - Crédito: Celo Silva/Divulgação



Segundo Rudá, a escolha de Irandhir Santos para a função de curador foi motivada pelo envolvimento do ator com o festival e por sua vasta experiência com cinema. "Ele é um 'macuqueiro', que frequenta os eventos há bastante tempo e, por isso, compreende o funcionamento e o modo de ser da Macuca. Além disso, é um ator de grande destaque no cenário nacional e um especialista na área", comenta. Estrela de filmes como "A história da eternidade" (2014) e "Tatuagem" (2013), Irandhir está gravando a próxima novela da TV Globo, "Amor de mãe", em que estreará como vilão de uma trama das 21h.

O festival

Os ingressos para o Festival Macuca das Artes já estão à venda, através do site Sympla, e custam de R$ 60 a R$ 180. A proposta do evento é permitir ao público um contato imersivo com a música e a natureza, em um local sem luz elétrica e com área de camping e piscina de água corrente. Os shows serão realizados nos dias 25 e 26 de outubro.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter