Mostra de Circo do Recife terá vivências, espetáculos de rua e oficinas gratuitas

A 9ª edição da mostra começa nesta quarta (26) em espaços públicos do Recife

A 9ª Mostra de Circo do Recife começa nesta quarta (26)A 9ª Mostra de Circo do Recife começa nesta quarta (26) - Foto: Divulgação

Respeitável público recifense’, vai ter gargalhada? Vai sim, senhor! Vai ter acrobacia? Vai sim, senhor! Vai ter mágica e vai ter guloseimas? Vai, sim senhor! Na 9ª Mostra de Circo do Recife que começa nesta quarta-feira (24) e segue até o próximo domingo (30), a capital pernambucana vai se transformar em picadeiro para receber palhaços, acrobatas e outros artistas circenses que trarão vivências, feirinhas, espetáculos de rua, cinema e guloseimas, entre outras atrações. O acesso ao público é gratuito, inclusive as oficinas que serão oferecidas durante a mostra.

Na programação, idealizada pela Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, farão parte circos itinerantes de Pernambuco, como o Circo Alves, o Disney Circo, o Circo Nawellington e o American Circo. Vai ter também artistas de outros estados do Brasil estreando na cidade e compartilhando os saberes circenses, a exemplo da baiana Millena Miranda e da carioca Geórgia Bergamim, além dos artistas  Paulo Ygar (São Paulo), Carlos Vivero (Chile) e Cristian Vargas (argentina).

Leia também:
'O Grande Circo Místico' representa o Brasil no Oscar 2019
Escola Pernambucana de Circo lança crowdfunding para espetáculo sobre violência doméstica
Filme da 'Turma da Mônica' será lançado em junho de 2019; veja trailer
Dez filmes que você ainda não viu e que devem pintar no próximo Oscar
Xuxa traz novo show ao Recife


Espaços públicos como o Paço do Frevo, Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, Parque da Jaqueira e Boulevard Rio Branco, no Bairro do Recife receberão atrações da mostra que estreia no Sítio Trindade, amanhã. E para quem não abre mão das guloseimas na diversão, a feira gastronômica Comidinhas de Circo - novidade na 9ª edição da Mostra -  terá algodão doce, pipoca e maçã do amor. E na sexta (28) e no sábado (29), das 14h às 20h, estarão à venda equipamentos e aparelhos circenses profissionais, além de acessórios e maquiagens.

Entre os destaques da programação no Sítio está a exibição aberta ao público do filme Jonas e o Circo, premiado no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. O primeiro longa de Paula Gomes conta a história de um garoto de 13 anos, neto de artistas circenses, que escolhe sonhar o mesmo sonho de seus antepassados e funda um circo no quintal de casa.

Doutores da Alegria

No domingo (30) a programação da 9ª Mostra de Circo do Recife contará com os narizes vermelhos da trupe dos Doutores da Alegria. A partir das 8h30 eles promoverão o 5º Bobociclismo, no Parque da Jaqueira, de onde sairão em pedalada para celebrar os 15 anos de atividades no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria.

Já às 13h, haverá a abertura da mostra fotográfica Doutores da Alegria Recife – 15 anos, em um grande picadeiro na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife. 

Oficinas
Além dos espetáculos a Mostra vai oferecer oficinas gratuitas para iniciados em Acrobacia Aérea e Contorção. Para se inscrever na oficina de acrobacia é preciso mandar e-mail para [email protected], informando nome, idade e telefone para contato. Para participar da oficina de acrobacia, basta acessar: http://bit.do/bergamim.

Homenageado
A Mostra de Circo renderá homenagem a José Carlos da Silva, que começou sua trajetória circense aos nove anos de idade, quando se tornou vendedor de pipoca no Circo Havaí. Aos dez já voava nos trapézios, sagrando-se o Príncipe das Alturas, seu primeiro alterego circense. Em seguida, aos 11 anos, partiu para o Palhaço Birrinho, nome dado pelo dono do Circo Havaí, Sr. Eugênio.

Sete anos mais tarde, aos 18, encarnou o Mágico Professor Carlos, segundo pseudônimo que assumiu no picadeiro, onde também foi e é atirador de facas e capataz. Também colecionou trupes nos circos Havaí, Leone, Copa do Mundo, Atalaia, África do Sul, Manchete, Barcelona, 7 Anões, Real, Grand Londres Circo, Disney, Di Nápoli, Lambari e Alakazam, entre outros.

Aos 63 anos de idade e 54 de picadeiro, José Carlos segue atuando como mágico, palhaço e atirador de faca no Circo Popular de Limoeiro

Programação da 9ª Mostra de Circo do Recife - de 26 a 30 de agosto
Quarta-feira (26)
14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA), no Sítio Trindade

Quinta-feira (27)
14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA), no Sítio Trindade
19h – Filme 'Jonas e o Circo' dirigido por Paula Gomes, no Sítio Trindade

Sexta-feira (28)
9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo
10h – Espetáculo 'A Arte da Mágica' de Mickael Marvey (PE), no Compaz Eduardo Campos
14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA) no Sítio Trindade
14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade
19h – Cerimônia de homenagem ao multiartista José Carlos da Silva (Palhaço Birrinho | Mágico Professor Carlos)
19h15 – Espetáculo 'O Circo da Família Vidal' do Disney Circo (PE), no Sítio Trindade

Sábado (29)
9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo
14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade
16h - Espetáculo 'Cabaré – Espetáculo de Variedades Circenses' da Cia. Brincantes de Circo (PE), no Sítio Trindade
17h às 19h - Intervenções circenses com Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP), no Sítio Trindade
19h – Espetáculo 'O Circo Existe, Olhe pra ele' do American Circo (PE), no Sítio Trindade

Domingo (30)
8h30 - 5º Bobociclismo com os Doutores da Alegria (celebreção dos 15 anos de atuação no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria), no Parque da Jaqueira
9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo
13h às 16h - Vivências Circenses de equilíbrio, malabares, acrobacias com Jonathan Marinho, Hosani Gomes (PE), Cesar Gomes (PE) e Rhayan Gomes (PE), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)
13h às 17h - Abertura da Mostra fotográfica 'Doutores da Alegria Recife – 15 anos', no Recife Antigo (Av. Rio Branco)
13h às 17h – 'Comidinhas de Circo' - Feira gastronômica com comidas de circo (algodão doce, pipoca, maçã do amor), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)
16h – Mostra de Números Circenses com Rapha Santacruz (PE), Natália Lua (PE), Cia. 2 em Cena (PE), Jaqueson Santana (PE), A Trupe (PE), Ivo Amaral (PE), Suenne Sotero (PE), Lucrecia Forcioni (PE) e Geórgia Bergamim (RJ), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)
16h – Espetáculo 'Um Show de Risos & Mágica' do Circo Nawellington (PE), no Sítio Trindade
17h às 19h - Intervenções circenses com Yeyo Juggling (CHI), Erisson Correia (PE) e Suenne Sotero (PE), no Sítio Trindade
19h – Espetáculo 'Arte, Luz, Música e muita Alegria' do Circo Alves (PE), no Sítio Trindade

Veja também

Cantora Amanda Wanessa pode ir para o quarto a qualquer momento, segundo assessoria
Boa Notícia

Cantora Amanda Wanessa pode ir para o quarto a qualquer momento

Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração
Luto

Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração